A Formação do neurologista para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lana-Peixoto,Marco Aurélio
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1993000300023
Resumo: A formação do neurologista inclui a aquisição de amplo conhecimento de medicina interna, das neurociências básicas e das doenças do sistema nervoso. Além de obter conhecimento científico o neurologista deve desenvolver habilidades clínicas e atitudes que permitam a expressão adequada de sua competência e seu contínuo aperfeiçoamento profissional. Para atingir este objetivo há necessidade de promover profundas mudanças no sistema de educação médica inserindo-o no espírito universitário da pesquisa e da busca da excelência. A residência médica deve enfatizar a formação de hábitos de aprendizado independente, do uso da metodologia científica, de pensamento analítico e crítico, assim como de atitudes éticas. Neste sentido o preceptor desempenha importante papel como modelo.
id ABNEURO-1_1bcd36bd2f244ca379c4e581a70d8cdc
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1993000300023
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling A Formação do neurologista para o século XXIeducação médicaneurologistaresidentepreceptormetodologia científicaA formação do neurologista inclui a aquisição de amplo conhecimento de medicina interna, das neurociências básicas e das doenças do sistema nervoso. Além de obter conhecimento científico o neurologista deve desenvolver habilidades clínicas e atitudes que permitam a expressão adequada de sua competência e seu contínuo aperfeiçoamento profissional. Para atingir este objetivo há necessidade de promover profundas mudanças no sistema de educação médica inserindo-o no espírito universitário da pesquisa e da busca da excelência. A residência médica deve enfatizar a formação de hábitos de aprendizado independente, do uso da metodologia científica, de pensamento analítico e crítico, assim como de atitudes éticas. Neste sentido o preceptor desempenha importante papel como modelo.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1993-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1993000300023Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.51 n.3 1993reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1993000300023info:eu-repo/semantics/openAccessLana-Peixoto,Marco Auréliopor2011-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1993000300023Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2011-01-19T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv A Formação do neurologista para o século XXI
title A Formação do neurologista para o século XXI
spellingShingle A Formação do neurologista para o século XXI
Lana-Peixoto,Marco Aurélio
educação médica
neurologista
residente
preceptor
metodologia científica
title_short A Formação do neurologista para o século XXI
title_full A Formação do neurologista para o século XXI
title_fullStr A Formação do neurologista para o século XXI
title_full_unstemmed A Formação do neurologista para o século XXI
title_sort A Formação do neurologista para o século XXI
author Lana-Peixoto,Marco Aurélio
author_facet Lana-Peixoto,Marco Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lana-Peixoto,Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv educação médica
neurologista
residente
preceptor
metodologia científica
topic educação médica
neurologista
residente
preceptor
metodologia científica
description A formação do neurologista inclui a aquisição de amplo conhecimento de medicina interna, das neurociências básicas e das doenças do sistema nervoso. Além de obter conhecimento científico o neurologista deve desenvolver habilidades clínicas e atitudes que permitam a expressão adequada de sua competência e seu contínuo aperfeiçoamento profissional. Para atingir este objetivo há necessidade de promover profundas mudanças no sistema de educação médica inserindo-o no espírito universitário da pesquisa e da busca da excelência. A residência médica deve enfatizar a formação de hábitos de aprendizado independente, do uso da metodologia científica, de pensamento analítico e crítico, assim como de atitudes éticas. Neste sentido o preceptor desempenha importante papel como modelo.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1993000300023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1993000300023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1993000300023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.51 n.3 1993
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212748308250624