Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Kátia Regina Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158877
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
id UFSC_8549f29bd646f7183be24ae579491629
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158877
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagemEnfermagemEducação em saúdePreceptoresResidentes (Medicina)Internato e residênciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015Os programas de residência em saúde, no Brasil, são considerados pós-graduações lato sensu e caracterizados pela educação no trabalho, articulam teoria e prática, o ensino e o serviço e desempenham importante papel na formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde  SUS. Nesse contexto, destaca-se o preceptor, profissional que está na assistência e assume papel importante na formação do residente, sendo um mediador entre o mundo do ensino e o mundo do trabalho. Isso requer que o preceptor tenha competência para ensinar, compreender o contexto do residente, da instituição, a realidade que se apresenta como cenário às relações, assim como também conhecer as estratégias que possibilitam o movimento de construção do conhecimento, das habilidades e atitudes no profissional em formação. Assim, fundamentada no referencial teórico de Lee Shulman, a preceptoria foi compreendida como uma prática educativa que requer que o preceptor constitua um repertório de saberes para a condução do processo ensino-aprendizagem dos residentes. Desse modo, os objetivos deste estudo foram: Compreender o significado da preceptoria e de ser preceptor e identificar os conhecimentos que o preceptor utiliza para conduzir o processo de ensino-aprendizagem na formação do residente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de delineamento exploratório e descritivo, realizada com 31 preceptores de programas de residência médica e multiprofissional de três hospitais universitários de um estado do Nordeste do Brasil. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2013 a julho de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlas ti® 7. Nesse procedimento emergiram as seguintes categorias: (1) O significado da preceptoria e de ser preceptor; (2) A prática da preceptoria; (3) Os Conhecimentos-base para o ensino utilizados pelos preceptores. Os resultados permitiram compreender que a preceptoria é uma ação com finalidade pedagógica; é uma prática educativa, na qual o preceptor compartilha o seu conhecimento com o residente, divide tarefas, discute casos, articula a teoria e a prática e se torna um guia para o residente. Para isso, o preceptor considera importante o conhecimento da matéria, conhecer os residentes e suas características, o currículo do curso, o contexto educacional, assim como estabelecer uma relação de respeito, solidariedade e amorosidade com o residente. Também reconhece como imprescindível o domínio do saber pedagógico, bem como o conhecimento pedagógico do conteúdo, que orienta o preceptor ao saber ensinar e é imperativo de uma formação inicial e permanente para o exercício da preceptoria. Por fim, o estudo apresenta subsídios que podem fundamentar a construção de uma política nacional de valorização do preceptor, para que essa prática seja desenvolvida com competência, contribuindo para uma formação qualificada de profissionais de saúde que atendam aos requerimentos das políticas públicas.<br>Abstract : Residency programs in health, in the current situation, play an important role in training professionals for SUS therefore considered broad sense postgraduate and marked by in-service training, articulate theory and practice, teaching and service. In this context, there is the preceptor, professional who is in the care and plays a key role in shaping the resident, is the mediator between theory and practice, between the world of education and the world of work. Therefore, it is necessary that the teacher is competent to teach, understand the context of the resident, the institution, the reality presented as a backdrop to relations, as well as know strategies that allow the movement of construction of knowledge, skills and attitudes the trainee. Thus, based on Lee Shulman's theoretical framework, which discusses the Knowledge Base for Education, I aim in this research, understand the preceptorship in health and basic knowledge for teaching professionals / tutors of university hospitals. This is a qualitative, exploratory and descriptive design, performed with 31 tutors of medical and multidisciplinary residency programs of three university hospitals in a city in northeastern Brazil. Data collection was conducted from December 2013 to July 2014, through semi-structured interview, following the ethical principles required by Resolution no. 466, of December 12, 2012 the National Board of Health and approved by the Ethics and Research of the Federal University of Santa Catarina Committee under protocol nº 426570. The data collected was measured using the process of Grounded Theory, with the help of Atlas Software you. In this procedure emerged the following main categories: (1) The meaning of preceptorship and be preceptor; (2) The practice of preceptorship; (3) knowledge for teaching in preceptorship. In the empirical material analysis could understand that preceptorship is an action with teaching purposes, an educational practice in which the teacher shares his knowledge with the resident, divide tasks, discusses cases, articulates the theory and practice and becomes the reference, model, guide, advisor to the resident. For this, the teacher considers important to know about your expertise, meet the residents and their characteristics, the course curriculum, the educational context, and to establish a relationship of respect, solidarity and loveliness with the resident. In addition, it is also necessary to have the pedagogical knowledge and pedagogical content knowledge, which guides the teacher to know how to teach.Prado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaRibeiro, Kátia Regina Barros2016-02-09T03:14:06Z2016-02-09T03:14:06Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis226 p.| tabs.application/pdf337081https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158877porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-09T03:14:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158877Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:14:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
title Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
Ribeiro, Kátia Regina Barros
Enfermagem
Educação em saúde
Preceptores
Residentes (Medicina)
Internato e residência
title_short Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
title_full Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
title_sort Residências em saúde: saberes de preceptor no processo ensino-aprendizagem
author Ribeiro, Kátia Regina Barros
author_facet Ribeiro, Kátia Regina Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Marta Lenise do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Kátia Regina Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em saúde
Preceptores
Residentes (Medicina)
Internato e residência
topic Enfermagem
Educação em saúde
Preceptores
Residentes (Medicina)
Internato e residência
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-02-09T03:14:06Z
2016-02-09T03:14:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 337081
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158877
identifier_str_mv 337081
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652360412561408