Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis,José Lamartine de
Data de Publicação: 1953
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1953000200003
Resumo: O autor tece considerações sôbre a posição atual da síndrome de Guillain-Barré em face dos progressos recentes da virulogia, da experimentação e da terapêutica. Ao mesmo tempo procura justificar a aproximação daquela síndrome do grupo das afecçÕes desmielinizantes do sistema nervoso, com base nas observações próprias e naquelas encontradas na literatura; estas são de ordem clínica, anátomo-clínica e terapêutica, enquanto as primeiras são de ordem clínica e terapêutica. Dos três casos apresentados, os dois primeiros eram crônicos e com seqüelas irreversíveis, enquanto o terceiro era agudo e foi tratado pelo ACTH na dose de 15 mg em sôro glicosado isotônico, em gôta a gôta, por via intravenosa, durante 8 horas, diàriamente. Nos dois primeiros casos foi conseguida a recuperação da marcha sem apôio, sendo que, no primeiro, conseguiu-se, também, a recuperação satisfatória da movimentação ativa dos membros superiores, permitindo ao enfêrmo desincumbir-se sòzinho das suas atividades habituais indispensáveis. No caso 1 havia edema de papila bilateral que regrediu muito lentamente, além de bloqueio parcial transitório do canal raquidiano com líquor xantocrômico ; no caso 2 era de notar uma síndrome cordonal posterior dominante; no caso 3 havia, como fato digno de realce, comprometimento do miocárdio. Neste caso a remissão da sintomatologia clínica e a melhora progressiva das alterações eletrocardiográficas coincidiram com o emprêgo do ACTH.
id ABNEURO-1_8eb2a77b833c25c40a35ebdd161968a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1953000200003
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTHO autor tece considerações sôbre a posição atual da síndrome de Guillain-Barré em face dos progressos recentes da virulogia, da experimentação e da terapêutica. Ao mesmo tempo procura justificar a aproximação daquela síndrome do grupo das afecçÕes desmielinizantes do sistema nervoso, com base nas observações próprias e naquelas encontradas na literatura; estas são de ordem clínica, anátomo-clínica e terapêutica, enquanto as primeiras são de ordem clínica e terapêutica. Dos três casos apresentados, os dois primeiros eram crônicos e com seqüelas irreversíveis, enquanto o terceiro era agudo e foi tratado pelo ACTH na dose de 15 mg em sôro glicosado isotônico, em gôta a gôta, por via intravenosa, durante 8 horas, diàriamente. Nos dois primeiros casos foi conseguida a recuperação da marcha sem apôio, sendo que, no primeiro, conseguiu-se, também, a recuperação satisfatória da movimentação ativa dos membros superiores, permitindo ao enfêrmo desincumbir-se sòzinho das suas atividades habituais indispensáveis. No caso 1 havia edema de papila bilateral que regrediu muito lentamente, além de bloqueio parcial transitório do canal raquidiano com líquor xantocrômico ; no caso 2 era de notar uma síndrome cordonal posterior dominante; no caso 3 havia, como fato digno de realce, comprometimento do miocárdio. Neste caso a remissão da sintomatologia clínica e a melhora progressiva das alterações eletrocardiográficas coincidiram com o emprêgo do ACTH.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1953-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1953000200003Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.11 n.2 1953reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1953000200003info:eu-repo/semantics/openAccessAssis,José Lamartine depor2014-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1953000200003Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2014-04-16T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
title Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
spellingShingle Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
Assis,José Lamartine de
title_short Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
title_full Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
title_fullStr Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
title_full_unstemmed Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
title_sort Síndrome de Guillain-Barré: a propósito de três casos, sendo um tratado pelo ACTH
author Assis,José Lamartine de
author_facet Assis,José Lamartine de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis,José Lamartine de
description O autor tece considerações sôbre a posição atual da síndrome de Guillain-Barré em face dos progressos recentes da virulogia, da experimentação e da terapêutica. Ao mesmo tempo procura justificar a aproximação daquela síndrome do grupo das afecçÕes desmielinizantes do sistema nervoso, com base nas observações próprias e naquelas encontradas na literatura; estas são de ordem clínica, anátomo-clínica e terapêutica, enquanto as primeiras são de ordem clínica e terapêutica. Dos três casos apresentados, os dois primeiros eram crônicos e com seqüelas irreversíveis, enquanto o terceiro era agudo e foi tratado pelo ACTH na dose de 15 mg em sôro glicosado isotônico, em gôta a gôta, por via intravenosa, durante 8 horas, diàriamente. Nos dois primeiros casos foi conseguida a recuperação da marcha sem apôio, sendo que, no primeiro, conseguiu-se, também, a recuperação satisfatória da movimentação ativa dos membros superiores, permitindo ao enfêrmo desincumbir-se sòzinho das suas atividades habituais indispensáveis. No caso 1 havia edema de papila bilateral que regrediu muito lentamente, além de bloqueio parcial transitório do canal raquidiano com líquor xantocrômico ; no caso 2 era de notar uma síndrome cordonal posterior dominante; no caso 3 havia, como fato digno de realce, comprometimento do miocárdio. Neste caso a remissão da sintomatologia clínica e a melhora progressiva das alterações eletrocardiográficas coincidiram com o emprêgo do ACTH.
publishDate 1953
dc.date.none.fl_str_mv 1953-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1953000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1953000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1953000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.11 n.2 1953
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212741579538432