O papel da academia brasileira de neurologia no ensino da neurologia uma visão pessoal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1991000400020 |
Resumo: | A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) tem demonstrado crescente interesse pelo ensino da neurologia, tanto na graduação quanto na residência médica. Ela deve definir o padrão da prática da neurologia no país, traçar o perfil de competência mínima do neurologista, determinar a competência mínima em neurologia do médico não-neurologista, desenvolver suas próprias atividades de ensino, e definir e propiciar o desenvolvimento das qualidades humanísticas desejáveis no neurologista. A ABN deve formular um currículo mínimo de neurologia na graduação e na residência médica e esforçar por sua adoção pelas escolas médicas e pelos Programas de Residência. Além disso, a ABN deve, por si própria, tornar-se agente efetora do ensino através: de um Programa de Educação Continuada, promovendo cursos e simpósios; da elaboração de um sistema de ensino programado em neurologia, via postal; da implantação de videoteca e de banco de dados da literatura. A Comissão de Ensino deve desempenhar papel fundamental em todas as atividades de ensino promovida pela ABN, definindo sua política, estabelecendo prioridades e coordenando as ações de ensino dos Grupos de Trabalho e Pesquisa. |
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