Atendimento odontológico humanizado em paciente com transtorno mental, um relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabella de Britto Perdigão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1653
Resumo: Objetivo: relatar um caso de paciente com transtorno mental, odontofóbico, que após 62 anos sem ir ao dentista, a partir de uma abordagem humanizada, recebeu tratamento odontológico. Relato de Caso: paciente do sexo masculino, 71 anos, não recebia atendimento odontológico há 62 anos, pois apresentava medo de dentista. A responsável, após várias tentativas frustras de levá-lo ao dentista, compareceu ao consultório, em desespero, pois o paciente não se alimentava mais adequadamente, apresentava hálito fétido, infecções respiratórias de repetição e não conseguia mais fechar a boca. Em conjunto com o psiquiatra do paciente, foi possível realizar um primeiro atendimento no consultório do médico, sendo observado tártaro disseminado em grande quantidade cobrindo todos os dentes e halitose intensa. Após discussão entre a família, médico e dentista, foi estabelecido que o atendimento seria realizado sob anestesia geral. O paciente foi submetido a raspagem e exodontia total sob anestesia geral. O mesmo ao acordar, percebendo que conseguia falar, comer e fechar a boca, ficou extremamente feliz, solicitando a confecção da prótese em consultório odontológico. No momento o paciente encontra-se na fase protética. Vale ressaltar, que para conseguirmos realizar o procedimento, foi realizado um esforço de todos os profissionais que conduziram o caso, não permitindo que o paciente descompensasse com a ideia de ser submetido ao procedimento odontológico. Conclusão: este relato nos mostra que a Odontologia deve ir além da cadeira, que o profissional de hoje, deve estar preparado para realizar um atendimento multiprofissional e humanizado;mudando a realidade do paciente e da família. Palavras-chave: Odontologia; Paciente com necessidades especiais; Atendimento humanizado
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