Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco,Letícia Paiva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Camargos,Paulo Augusto Moreira, Becker,Helena Maria Gonçalves, Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600006
Resumo: As principais manifestações otorrinolaringológicas da Fibrose Cística são a rinossinusite crônica e a polipose nasossinusal, com diferentes apresentações clínicas. OBJETIVO: Caracterizar, do ponto de vista nasossinusal, as crianças e adolescentes com fibrose cística por meio de um questionário, do exame clínico e da endoscopia nasal. FORMA DE ESTUDO: Clínico descritivo transversal. MATERIAL E MÉTODO: Avaliação de 100 crianças e adolescentes com fibrose cística por meio de um questionário específico, exame físico otorrinolaringológico, endoscopia nasal e estadiamento endoscópico dos pólipos nasais. RESULTADOS: Os sintomas mais frequentes foram: tosse (45%), respiração oral (44%), distúrbios do sono (42%) e obstrução nasal (37%). Vinte e oito pacientes (28%) apresentaram secreção mucopurulenta nasal e 41% apresentaram abaulamento medial da parede lateral do nariz. Os pólipos nasais foram identificados em apenas 14% dos casos, nenhum deles era obliterante. CONCLUSÃO: O questionário, o exame clínico e especialmente a endoscopia nasal permitiram uma avaliação detalhada das características nasais das crianças e adolescentes com fibrose cística. Alguns achados foram discordantes da literatura, principalmente a baixa prevalência encontrada de pólipos nasais, e parecem estar relacionados com características próprias da população estudada. A melhor caracterização desse grupo de pacientes, do ponto de vista otorrinolaringológico, contribui para uma adequada abordagem multidisciplinar.
id ABORL-F-1_1ffd8bb7011fe7b888cd5d7456c8cbb3
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942009000600006
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose císticaendoscopiafibrose císticapoliposeAs principais manifestações otorrinolaringológicas da Fibrose Cística são a rinossinusite crônica e a polipose nasossinusal, com diferentes apresentações clínicas. OBJETIVO: Caracterizar, do ponto de vista nasossinusal, as crianças e adolescentes com fibrose cística por meio de um questionário, do exame clínico e da endoscopia nasal. FORMA DE ESTUDO: Clínico descritivo transversal. MATERIAL E MÉTODO: Avaliação de 100 crianças e adolescentes com fibrose cística por meio de um questionário específico, exame físico otorrinolaringológico, endoscopia nasal e estadiamento endoscópico dos pólipos nasais. RESULTADOS: Os sintomas mais frequentes foram: tosse (45%), respiração oral (44%), distúrbios do sono (42%) e obstrução nasal (37%). Vinte e oito pacientes (28%) apresentaram secreção mucopurulenta nasal e 41% apresentaram abaulamento medial da parede lateral do nariz. Os pólipos nasais foram identificados em apenas 14% dos casos, nenhum deles era obliterante. CONCLUSÃO: O questionário, o exame clínico e especialmente a endoscopia nasal permitiram uma avaliação detalhada das características nasais das crianças e adolescentes com fibrose cística. Alguns achados foram discordantes da literatura, principalmente a baixa prevalência encontrada de pólipos nasais, e parecem estar relacionados com características próprias da população estudada. A melhor caracterização desse grupo de pacientes, do ponto de vista otorrinolaringológico, contribui para uma adequada abordagem multidisciplinar.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600006Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.75 n.6 2009reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942009000600006info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Letícia PaivaCamargos,Paulo Augusto MoreiraBecker,Helena Maria GonçalvesGuimarães,Roberto Eustáquio Santospor2010-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942009000600006Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-02-24T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
title Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
spellingShingle Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
Franco,Letícia Paiva
endoscopia
fibrose cística
polipose
title_short Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
title_full Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
title_fullStr Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
title_full_unstemmed Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
title_sort Avaliação endoscópica nasal de crianças e adolescentes com fibrose cística
author Franco,Letícia Paiva
author_facet Franco,Letícia Paiva
Camargos,Paulo Augusto Moreira
Becker,Helena Maria Gonçalves
Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
author_role author
author2 Camargos,Paulo Augusto Moreira
Becker,Helena Maria Gonçalves
Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco,Letícia Paiva
Camargos,Paulo Augusto Moreira
Becker,Helena Maria Gonçalves
Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv endoscopia
fibrose cística
polipose
topic endoscopia
fibrose cística
polipose
description As principais manifestações otorrinolaringológicas da Fibrose Cística são a rinossinusite crônica e a polipose nasossinusal, com diferentes apresentações clínicas. OBJETIVO: Caracterizar, do ponto de vista nasossinusal, as crianças e adolescentes com fibrose cística por meio de um questionário, do exame clínico e da endoscopia nasal. FORMA DE ESTUDO: Clínico descritivo transversal. MATERIAL E MÉTODO: Avaliação de 100 crianças e adolescentes com fibrose cística por meio de um questionário específico, exame físico otorrinolaringológico, endoscopia nasal e estadiamento endoscópico dos pólipos nasais. RESULTADOS: Os sintomas mais frequentes foram: tosse (45%), respiração oral (44%), distúrbios do sono (42%) e obstrução nasal (37%). Vinte e oito pacientes (28%) apresentaram secreção mucopurulenta nasal e 41% apresentaram abaulamento medial da parede lateral do nariz. Os pólipos nasais foram identificados em apenas 14% dos casos, nenhum deles era obliterante. CONCLUSÃO: O questionário, o exame clínico e especialmente a endoscopia nasal permitiram uma avaliação detalhada das características nasais das crianças e adolescentes com fibrose cística. Alguns achados foram discordantes da literatura, principalmente a baixa prevalência encontrada de pólipos nasais, e parecem estar relacionados com características próprias da população estudada. A melhor caracterização desse grupo de pacientes, do ponto de vista otorrinolaringológico, contribui para uma adequada abordagem multidisciplinar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942009000600006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942009000600006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.75 n.6 2009
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988548698112