Avaliação do processamento auditivo e da discriminação fonêmica em crianças com desenvolvimento fonológico normal e desviante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Attoni,Tiago Mendonça
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Quintas,Victor Gandra, Mota,Helena Bolli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600015
Resumo: O processamento auditivo e a discriminação fonêmica são imprescindíveis para o processo comunicativo. Tipo de Estudo: retrospectivo. OBJETIVO: Analisar as respostas encontradas na avaliação do processamento auditivo e da discriminação fonêmica em crianças com desenvolvimento normal de fala e com desvio fonológico. MATERIAL E MÉTODO: Este estudo constitui-se da avaliação de 46 crianças, sendo 22 com desvio fonológico e 24 com desenvolvimento normal de fala. Foram aplicados os testes de escuta diótica, monótica e dicótica para avaliar o processamento auditivo e um teste que avalia a capacidade de discriminação fonêmica. DESENHO CIENTÍFICO: Transversal, contemporâneo. RESULTADOS: As crianças normais obtiveram valores considerados normais em todos os testes do processamento auditivo e índices máximos no teste de discriminação fonêmica. As crianças com desvio fonológico foram piores neste último, além de apresentarem alterações no processamento auditivo. CONCLUSÃO: Crianças com desvio fonológico apresentam alterações de processamento auditivo e discriminação fonêmica.
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