Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Attoni,Tiago Mendonça
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mota,Helena Bolli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200014
Resumo: Muito se tem estudado sobre o papel do reflexo acústico no processo de comunicação. OBJETIVO: Analisar as respostas do reflexo acústico contralateral em crianças com audição normal e desvio fonológico. Averiguar a relação com o nível de gravidade do desvio fonológico. Medir a chances de aparecimento em conjunto das frequências testadas. MATERIAL E MÉTODO: O estudo constitui-se da análise do prontuário de 70 crianças com desvio fonológico, sendo 24 do sexo feminino e 46 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 5 a 7 anos. Foram analisados os exames audiológicos para se excluir crianças com perda auditiva, a avaliação do reflexo acústico contralateral e o nível de gravidade do desvio fonológico. Desenho Científico: Prospectivo. RESULTADOS: Todas as crianças apresentaram alteração no reflexo acústico contralateral. Não houve relação significativa entre o nível de gravidade do desvio fonológico e as alterações no reflexo acústico para os dois sexos. As crianças do sexo feminino não apresentaram valor estatisticamente significativo na relação entre as frequências, com exceção da frequência em 500 Hz. As crianças do sexo masculino possuem maior relação significativa na associação entre as alterações das frequências testadas. CONCLUSÃO: Acredita-se que crianças com desvio fonológico apresentem alterações no reflexo acústico contralateral.
id ABORL-F-1_dad5c5304b2f88e568d354cb27ea2b8e
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000200014
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológicoaudiçãocriançadistúrbios da falareflexo acústicoMuito se tem estudado sobre o papel do reflexo acústico no processo de comunicação. OBJETIVO: Analisar as respostas do reflexo acústico contralateral em crianças com audição normal e desvio fonológico. Averiguar a relação com o nível de gravidade do desvio fonológico. Medir a chances de aparecimento em conjunto das frequências testadas. MATERIAL E MÉTODO: O estudo constitui-se da análise do prontuário de 70 crianças com desvio fonológico, sendo 24 do sexo feminino e 46 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 5 a 7 anos. Foram analisados os exames audiológicos para se excluir crianças com perda auditiva, a avaliação do reflexo acústico contralateral e o nível de gravidade do desvio fonológico. Desenho Científico: Prospectivo. RESULTADOS: Todas as crianças apresentaram alteração no reflexo acústico contralateral. Não houve relação significativa entre o nível de gravidade do desvio fonológico e as alterações no reflexo acústico para os dois sexos. As crianças do sexo feminino não apresentaram valor estatisticamente significativo na relação entre as frequências, com exceção da frequência em 500 Hz. As crianças do sexo masculino possuem maior relação significativa na associação entre as alterações das frequências testadas. CONCLUSÃO: Acredita-se que crianças com desvio fonológico apresentem alterações no reflexo acústico contralateral.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200014Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.2 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessAttoni,Tiago MendonçaMota,Helena Bollipor2010-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000200014Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-05-31T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
title Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
spellingShingle Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
Attoni,Tiago Mendonça
audição
criança
distúrbios da fala
reflexo acústico
title_short Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
title_full Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
title_fullStr Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
title_full_unstemmed Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
title_sort Investigação e análise do reflexo acústico contralateral em crianças com desvio fonológico
author Attoni,Tiago Mendonça
author_facet Attoni,Tiago Mendonça
Mota,Helena Bolli
author_role author
author2 Mota,Helena Bolli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Attoni,Tiago Mendonça
Mota,Helena Bolli
dc.subject.por.fl_str_mv audição
criança
distúrbios da fala
reflexo acústico
topic audição
criança
distúrbios da fala
reflexo acústico
description Muito se tem estudado sobre o papel do reflexo acústico no processo de comunicação. OBJETIVO: Analisar as respostas do reflexo acústico contralateral em crianças com audição normal e desvio fonológico. Averiguar a relação com o nível de gravidade do desvio fonológico. Medir a chances de aparecimento em conjunto das frequências testadas. MATERIAL E MÉTODO: O estudo constitui-se da análise do prontuário de 70 crianças com desvio fonológico, sendo 24 do sexo feminino e 46 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 5 a 7 anos. Foram analisados os exames audiológicos para se excluir crianças com perda auditiva, a avaliação do reflexo acústico contralateral e o nível de gravidade do desvio fonológico. Desenho Científico: Prospectivo. RESULTADOS: Todas as crianças apresentaram alteração no reflexo acústico contralateral. Não houve relação significativa entre o nível de gravidade do desvio fonológico e as alterações no reflexo acústico para os dois sexos. As crianças do sexo feminino não apresentaram valor estatisticamente significativo na relação entre as frequências, com exceção da frequência em 500 Hz. As crianças do sexo masculino possuem maior relação significativa na associação entre as alterações das frequências testadas. CONCLUSÃO: Acredita-se que crianças com desvio fonológico apresentem alterações no reflexo acústico contralateral.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.2 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988876902400