Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa,Alexandre Hundertmarck
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa,Maristela Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600745
Resumo: A dificuldade da compreensão da fala, principalmente em situações de comunicação desfavoráveis, é queixa comum dos indivíduos idosos. OBJETIVO: Verificar as variáveis perda auditiva e velocidade de apresentação do estímulo verbal no reconhecimento de fala em idosos, no silêncio e no ruído. MÉTODO: Estudo de caso-controle com dois grupos (31 idosos normo-ouvintes e 26 idosos com perda auditiva) foram submetidos aos testes Listas de Sentenças em Português e Listas de Sentenças Lentificadas em Português, a fim de obter os Índices de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído em velocidades típica e diminuída. Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: Os idosos de ambos os grupos apresentaram melhores resultados à apresentação das sentenças em velocidade lenta. Houve diferença estatisticamente significante no silêncio para ambos e apenas para aqueles com perda auditiva no ruído. CONCLUSÃO: Os achados evidenciam que os idosos, independentemente da audição periférica, se beneficiam no que concerne ao reconhecimento da mensagem ouvida, quando a fala é realizada em velocidade mais lenta no silêncio. Quanto à fala no ruído, foram mostradas evidências de que idosos com perda auditiva se beneficiaram mais do que aqueles com normalidade auditiva, quando a velocidade da fala foi diminuída.
id ABORL-F-1_548e36face18c3702ca31efb4ca25b03
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942013000600745
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idososaudiçãoidosopercepção auditivapercepção da falatestes de discriminação da falaA dificuldade da compreensão da fala, principalmente em situações de comunicação desfavoráveis, é queixa comum dos indivíduos idosos. OBJETIVO: Verificar as variáveis perda auditiva e velocidade de apresentação do estímulo verbal no reconhecimento de fala em idosos, no silêncio e no ruído. MÉTODO: Estudo de caso-controle com dois grupos (31 idosos normo-ouvintes e 26 idosos com perda auditiva) foram submetidos aos testes Listas de Sentenças em Português e Listas de Sentenças Lentificadas em Português, a fim de obter os Índices de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído em velocidades típica e diminuída. Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: Os idosos de ambos os grupos apresentaram melhores resultados à apresentação das sentenças em velocidade lenta. Houve diferença estatisticamente significante no silêncio para ambos e apenas para aqueles com perda auditiva no ruído. CONCLUSÃO: Os achados evidenciam que os idosos, independentemente da audição periférica, se beneficiam no que concerne ao reconhecimento da mensagem ouvida, quando a fala é realizada em velocidade mais lenta no silêncio. Quanto à fala no ruído, foram mostradas evidências de que idosos com perda auditiva se beneficiaram mais do que aqueles com normalidade auditiva, quando a velocidade da fala foi diminuída. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600745Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.6 2013reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20130136info:eu-repo/semantics/openAccessLessa,Alexandre HundertmarckCosta,Maristela Juliopor2015-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942013000600745Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-07-24T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
title Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
spellingShingle Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
Lessa,Alexandre Hundertmarck
audição
idoso
percepção auditiva
percepção da fala
testes de discriminação da fala
title_short Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
title_full Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
title_fullStr Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
title_full_unstemmed Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
title_sort Influência da velocidade de fala no reconhecimento de sentenças em idosos
author Lessa,Alexandre Hundertmarck
author_facet Lessa,Alexandre Hundertmarck
Costa,Maristela Julio
author_role author
author2 Costa,Maristela Julio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa,Alexandre Hundertmarck
Costa,Maristela Julio
dc.subject.por.fl_str_mv audição
idoso
percepção auditiva
percepção da fala
testes de discriminação da fala
topic audição
idoso
percepção auditiva
percepção da fala
testes de discriminação da fala
description A dificuldade da compreensão da fala, principalmente em situações de comunicação desfavoráveis, é queixa comum dos indivíduos idosos. OBJETIVO: Verificar as variáveis perda auditiva e velocidade de apresentação do estímulo verbal no reconhecimento de fala em idosos, no silêncio e no ruído. MÉTODO: Estudo de caso-controle com dois grupos (31 idosos normo-ouvintes e 26 idosos com perda auditiva) foram submetidos aos testes Listas de Sentenças em Português e Listas de Sentenças Lentificadas em Português, a fim de obter os Índices de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído em velocidades típica e diminuída. Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: Os idosos de ambos os grupos apresentaram melhores resultados à apresentação das sentenças em velocidade lenta. Houve diferença estatisticamente significante no silêncio para ambos e apenas para aqueles com perda auditiva no ruído. CONCLUSÃO: Os achados evidenciam que os idosos, independentemente da audição periférica, se beneficiam no que concerne ao reconhecimento da mensagem ouvida, quando a fala é realizada em velocidade mais lenta no silêncio. Quanto à fala no ruído, foram mostradas evidências de que idosos com perda auditiva se beneficiaram mais do que aqueles com normalidade auditiva, quando a velocidade da fala foi diminuída.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600745
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20130136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.6 2013
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990934208512