PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maristela Julio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lessa, Alexandre Hundertmarck, Arzeno, Leonardo Pilau
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80727
Resumo: Objetivo: propor uma versão do Teste Listas de Sentenças em Português com menor velocidade da fala; verificar a naturalidade, clareza e aplicabilidade do material; investigar a ocorrência ou não de mudança no desempenho de reconhecimento de sentenças em adultos e idosos normo-ouvintes considerando a variação da velocidade da fala. Métodos: foi realizada elongação de 25% em comparação com a velocidade da fala do Teste Listas de Sentenças em Português original. Após, 12 adultos e 12 idosos normo-ouvintes fizeram uma análise perceptivo-auditiva do material produzido e, por fim, foram obtidos seus Limiares de Reconhecimento de Sentenças Lentificadas no Silêncio, Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças Lentificadas no Silêncio e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. Resultados: o novo material produzido foi gravado em Compact Disc e após sua apresentação a indivíduos adultos e idosos, este foi considerado claro e natural. Com base nos resultados da avaliação dos mesmos indivíduos com o novo teste, foi verificada melhora de desempenho com a apresentação dos estímulos em velocidade diminuída, em relação à apresentação em velocidade típica, para ambos os grupos, sem significância estatística para o grupo de adultos e com diferença estatisticamente significante para o de idosos. Conclusões: o novo material elaborado, nomeado Listas de Sentenças Lentificadas em Português, mostrou-se aplicável e sensível para investigar a influência de aspectos temporais no reconhecimento da fala em idosos. Foi verificado que este grupo apresentou melhor desempenho para compreender a mensagem falada, quando esta foi apresentada com velocidade diminuída.
id UFRGS-4_9bce69582cd6e38942ad2e17c1dbdcec
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/80727
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALAAudiçãoIdosoPercepção AuditivaPercepção da FalaTestes de Discriminação da FalaObjetivo: propor uma versão do Teste Listas de Sentenças em Português com menor velocidade da fala; verificar a naturalidade, clareza e aplicabilidade do material; investigar a ocorrência ou não de mudança no desempenho de reconhecimento de sentenças em adultos e idosos normo-ouvintes considerando a variação da velocidade da fala. Métodos: foi realizada elongação de 25% em comparação com a velocidade da fala do Teste Listas de Sentenças em Português original. Após, 12 adultos e 12 idosos normo-ouvintes fizeram uma análise perceptivo-auditiva do material produzido e, por fim, foram obtidos seus Limiares de Reconhecimento de Sentenças Lentificadas no Silêncio, Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças Lentificadas no Silêncio e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. Resultados: o novo material produzido foi gravado em Compact Disc e após sua apresentação a indivíduos adultos e idosos, este foi considerado claro e natural. Com base nos resultados da avaliação dos mesmos indivíduos com o novo teste, foi verificada melhora de desempenho com a apresentação dos estímulos em velocidade diminuída, em relação à apresentação em velocidade típica, para ambos os grupos, sem significância estatística para o grupo de adultos e com diferença estatisticamente significante para o de idosos. Conclusões: o novo material elaborado, nomeado Listas de Sentenças Lentificadas em Português, mostrou-se aplicável e sensível para investigar a influência de aspectos temporais no reconhecimento da fala em idosos. Foi verificado que este grupo apresentou melhor desempenho para compreender a mensagem falada, quando esta foi apresentada com velocidade diminuída.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/8072710.22456/2316-2171.80727Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 3 (2016)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80727/47348Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maristela JulioLessa, Alexandre HundertmarckArzeno, Leonardo Pilau2021-01-06T17:56:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/80727Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:56:07Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
title PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
spellingShingle PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
Costa, Maristela Julio
Audição
Idoso
Percepção Auditiva
Percepção da Fala
Testes de Discriminação da Fala
title_short PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
title_full PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
title_fullStr PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
title_full_unstemmed PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
title_sort PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE NO RECONHECIMENTO DE FALA
author Costa, Maristela Julio
author_facet Costa, Maristela Julio
Lessa, Alexandre Hundertmarck
Arzeno, Leonardo Pilau
author_role author
author2 Lessa, Alexandre Hundertmarck
Arzeno, Leonardo Pilau
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maristela Julio
Lessa, Alexandre Hundertmarck
Arzeno, Leonardo Pilau
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Idoso
Percepção Auditiva
Percepção da Fala
Testes de Discriminação da Fala
topic Audição
Idoso
Percepção Auditiva
Percepção da Fala
Testes de Discriminação da Fala
description Objetivo: propor uma versão do Teste Listas de Sentenças em Português com menor velocidade da fala; verificar a naturalidade, clareza e aplicabilidade do material; investigar a ocorrência ou não de mudança no desempenho de reconhecimento de sentenças em adultos e idosos normo-ouvintes considerando a variação da velocidade da fala. Métodos: foi realizada elongação de 25% em comparação com a velocidade da fala do Teste Listas de Sentenças em Português original. Após, 12 adultos e 12 idosos normo-ouvintes fizeram uma análise perceptivo-auditiva do material produzido e, por fim, foram obtidos seus Limiares de Reconhecimento de Sentenças Lentificadas no Silêncio, Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças Lentificadas no Silêncio e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. Resultados: o novo material produzido foi gravado em Compact Disc e após sua apresentação a indivíduos adultos e idosos, este foi considerado claro e natural. Com base nos resultados da avaliação dos mesmos indivíduos com o novo teste, foi verificada melhora de desempenho com a apresentação dos estímulos em velocidade diminuída, em relação à apresentação em velocidade típica, para ambos os grupos, sem significância estatística para o grupo de adultos e com diferença estatisticamente significante para o de idosos. Conclusões: o novo material elaborado, nomeado Listas de Sentenças Lentificadas em Português, mostrou-se aplicável e sensível para investigar a influência de aspectos temporais no reconhecimento da fala em idosos. Foi verificado que este grupo apresentou melhor desempenho para compreender a mensagem falada, quando esta foi apresentada com velocidade diminuída.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80727
10.22456/2316-2171.80727
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80727
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.80727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80727/47348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 3 (2016)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094850818048