Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murphy,Cristina Ferraz Borges
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: La Torre,Renata, Schochat,Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600753
Resumo: Atualmente, questiona-se de que forma habilidades top-down podem interferir no desempenho em testes de processamento auditivo. OBJETIVO: Investigar a existência de uma possível associação entre habilidades de memória, atenção e linguagem, em testes de processamento auditivo, em crianças com desenvolvimento "típico". MÉTODO: Vinte crianças (idades entre 7 e 9 anos); sem queixas relacionadas à linguagem oral e/ou escrita, comprometimento neurológico ou psicológico evidente ou atraso no desenvolvimento psicomotor. Aplicou-se a Avaliação Audiológica e do Processamento Auditivo, além dos Testes Psicofísicos (Testes de Atenção Visual e Auditiva, Teste de Memória para Dígitos e para Sílabas e Teste de Consciência Fonológica). RESULTADOS: Houve correlação "muito forte" entre Teste de Padrão de Frequência e Memória para Dígitos, correlações "fortes" entre Teste SSW (OE) e Memória para Sílabas e Teste SSW (OE) e Tarefas Fonêmicas. CONCLUSÃO: Teste de Padrão de Frequência apresentou forte correlação com a habilidade de memória de trabalho fonológica, assim como o Teste SSW com habilidades de linguagem e memória para sílabas. Destaca-se, portanto, a dificuldade em se interpretar, clinicamente, os resultados de cada teste de processamento auditivo, isoladamente, já que estes podem ser dependentes de habilidades não necessariamente relacionadas à modalidade auditiva, como a memória e a linguagem.
id ABORL-F-1_7fc05668846f7ba59dc7b377c8438f33
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942013000600753
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivoatençãolinguagemmemóriapercepção auditivatestes auditivosAtualmente, questiona-se de que forma habilidades top-down podem interferir no desempenho em testes de processamento auditivo. OBJETIVO: Investigar a existência de uma possível associação entre habilidades de memória, atenção e linguagem, em testes de processamento auditivo, em crianças com desenvolvimento "típico". MÉTODO: Vinte crianças (idades entre 7 e 9 anos); sem queixas relacionadas à linguagem oral e/ou escrita, comprometimento neurológico ou psicológico evidente ou atraso no desenvolvimento psicomotor. Aplicou-se a Avaliação Audiológica e do Processamento Auditivo, além dos Testes Psicofísicos (Testes de Atenção Visual e Auditiva, Teste de Memória para Dígitos e para Sílabas e Teste de Consciência Fonológica). RESULTADOS: Houve correlação "muito forte" entre Teste de Padrão de Frequência e Memória para Dígitos, correlações "fortes" entre Teste SSW (OE) e Memória para Sílabas e Teste SSW (OE) e Tarefas Fonêmicas. CONCLUSÃO: Teste de Padrão de Frequência apresentou forte correlação com a habilidade de memória de trabalho fonológica, assim como o Teste SSW com habilidades de linguagem e memória para sílabas. Destaca-se, portanto, a dificuldade em se interpretar, clinicamente, os resultados de cada teste de processamento auditivo, isoladamente, já que estes podem ser dependentes de habilidades não necessariamente relacionadas à modalidade auditiva, como a memória e a linguagem. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600753Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.6 2013reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20130137info:eu-repo/semantics/openAccessMurphy,Cristina Ferraz BorgesLa Torre,RenataSchochat,Elianepor2015-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942013000600753Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-07-24T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
title Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
spellingShingle Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
Murphy,Cristina Ferraz Borges
atenção
linguagem
memória
percepção auditiva
testes auditivos
title_short Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
title_full Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
title_fullStr Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
title_full_unstemmed Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
title_sort Associação entre habilidades top-down e testes de processamento auditivo
author Murphy,Cristina Ferraz Borges
author_facet Murphy,Cristina Ferraz Borges
La Torre,Renata
Schochat,Eliane
author_role author
author2 La Torre,Renata
Schochat,Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murphy,Cristina Ferraz Borges
La Torre,Renata
Schochat,Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv atenção
linguagem
memória
percepção auditiva
testes auditivos
topic atenção
linguagem
memória
percepção auditiva
testes auditivos
description Atualmente, questiona-se de que forma habilidades top-down podem interferir no desempenho em testes de processamento auditivo. OBJETIVO: Investigar a existência de uma possível associação entre habilidades de memória, atenção e linguagem, em testes de processamento auditivo, em crianças com desenvolvimento "típico". MÉTODO: Vinte crianças (idades entre 7 e 9 anos); sem queixas relacionadas à linguagem oral e/ou escrita, comprometimento neurológico ou psicológico evidente ou atraso no desenvolvimento psicomotor. Aplicou-se a Avaliação Audiológica e do Processamento Auditivo, além dos Testes Psicofísicos (Testes de Atenção Visual e Auditiva, Teste de Memória para Dígitos e para Sílabas e Teste de Consciência Fonológica). RESULTADOS: Houve correlação "muito forte" entre Teste de Padrão de Frequência e Memória para Dígitos, correlações "fortes" entre Teste SSW (OE) e Memória para Sílabas e Teste SSW (OE) e Tarefas Fonêmicas. CONCLUSÃO: Teste de Padrão de Frequência apresentou forte correlação com a habilidade de memória de trabalho fonológica, assim como o Teste SSW com habilidades de linguagem e memória para sílabas. Destaca-se, portanto, a dificuldade em se interpretar, clinicamente, os resultados de cada teste de processamento auditivo, isoladamente, já que estes podem ser dependentes de habilidades não necessariamente relacionadas à modalidade auditiva, como a memória e a linguagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600753
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20130137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.6 2013
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990936305664