Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurélio,Fernanda Soares
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Simone Pereira da, Rodrigues,Liliane Barbosa, Kuniyoshi,Isabel Cristiane, Botelho,Marília Silva e Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000500011
Resumo: O processo de seleção e adaptação de próteses auditivas só será eficaz e terá bons resultados se o indivíduo fizer uso efetivo deste dispositivo. Para isto, é necessário que o mesmo esteja satisfeito com os resultados sentidos. OBJETIVO: Verificar a satisfação auditiva de pacientes adultos e idosos protetizados em um serviço de alta complexidade, credenciado ao Sistema Único de Saúde, e relacionar este achado com as variáveis idade, gênero, tempo de adaptação, tempo de uso diário e tipo de aparelho de amplificação sonora. MÉTODO: Estudo transversal de caráter descritivo no qual foram avaliados 60 sujeitos com utilização do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life, aplicado por meio de apresentação oral, em entrevista individual, pelas pesquisadoras. Este instrumento é dividido nas subescalas efeitos positivos, serviços e custos, fatores negativos e imagem pessoal. RESULTADOS: Foi evidenciado que os sujeitos encontram-se muito satisfeitos com a utilização do aparelho auditivo. Verificou-se diferença significativa ao relacionar o tempo de uso diário dos aparelhos com a satisfação global e o escore da subescala imagem pessoal. CONCLUSÃO: Constatou-se que os participantes do estudo estão muito satisfeitos com a utilização dos aparelhos auditivos, porém, satisfação não tem relação com as variáveis idade, gênero, tempo de adaptação e tipo de dispositivo. De maneira geral, os participantes com maior tempo de uso diário estão mais satisfeitos.
id ABORL-F-1_86b202a61454c1b59f1d40b849cf94fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000500011
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidadeaudiçãoperda auditivaqualidade de vidareabilitaçãosatisfação do pacienteO processo de seleção e adaptação de próteses auditivas só será eficaz e terá bons resultados se o indivíduo fizer uso efetivo deste dispositivo. Para isto, é necessário que o mesmo esteja satisfeito com os resultados sentidos. OBJETIVO: Verificar a satisfação auditiva de pacientes adultos e idosos protetizados em um serviço de alta complexidade, credenciado ao Sistema Único de Saúde, e relacionar este achado com as variáveis idade, gênero, tempo de adaptação, tempo de uso diário e tipo de aparelho de amplificação sonora. MÉTODO: Estudo transversal de caráter descritivo no qual foram avaliados 60 sujeitos com utilização do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life, aplicado por meio de apresentação oral, em entrevista individual, pelas pesquisadoras. Este instrumento é dividido nas subescalas efeitos positivos, serviços e custos, fatores negativos e imagem pessoal. RESULTADOS: Foi evidenciado que os sujeitos encontram-se muito satisfeitos com a utilização do aparelho auditivo. Verificou-se diferença significativa ao relacionar o tempo de uso diário dos aparelhos com a satisfação global e o escore da subescala imagem pessoal. CONCLUSÃO: Constatou-se que os participantes do estudo estão muito satisfeitos com a utilização dos aparelhos auditivos, porém, satisfação não tem relação com as variáveis idade, gênero, tempo de adaptação e tipo de dispositivo. De maneira geral, os participantes com maior tempo de uso diário estão mais satisfeitos.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000500011Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.5 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20120011info:eu-repo/semantics/openAccessAurélio,Fernanda SoaresSilva,Simone Pereira daRodrigues,Liliane BarbosaKuniyoshi,Isabel CristianeBotelho,Marília Silva e Nunespor2012-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000500011Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-10-24T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
title Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
spellingShingle Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
Aurélio,Fernanda Soares
audição
perda auditiva
qualidade de vida
reabilitação
satisfação do paciente
title_short Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
title_full Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
title_fullStr Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
title_full_unstemmed Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
title_sort Satisfação de pacientes protetizados em um serviço de alta complexidade
author Aurélio,Fernanda Soares
author_facet Aurélio,Fernanda Soares
Silva,Simone Pereira da
Rodrigues,Liliane Barbosa
Kuniyoshi,Isabel Cristiane
Botelho,Marília Silva e Nunes
author_role author
author2 Silva,Simone Pereira da
Rodrigues,Liliane Barbosa
Kuniyoshi,Isabel Cristiane
Botelho,Marília Silva e Nunes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurélio,Fernanda Soares
Silva,Simone Pereira da
Rodrigues,Liliane Barbosa
Kuniyoshi,Isabel Cristiane
Botelho,Marília Silva e Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv audição
perda auditiva
qualidade de vida
reabilitação
satisfação do paciente
topic audição
perda auditiva
qualidade de vida
reabilitação
satisfação do paciente
description O processo de seleção e adaptação de próteses auditivas só será eficaz e terá bons resultados se o indivíduo fizer uso efetivo deste dispositivo. Para isto, é necessário que o mesmo esteja satisfeito com os resultados sentidos. OBJETIVO: Verificar a satisfação auditiva de pacientes adultos e idosos protetizados em um serviço de alta complexidade, credenciado ao Sistema Único de Saúde, e relacionar este achado com as variáveis idade, gênero, tempo de adaptação, tempo de uso diário e tipo de aparelho de amplificação sonora. MÉTODO: Estudo transversal de caráter descritivo no qual foram avaliados 60 sujeitos com utilização do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life, aplicado por meio de apresentação oral, em entrevista individual, pelas pesquisadoras. Este instrumento é dividido nas subescalas efeitos positivos, serviços e custos, fatores negativos e imagem pessoal. RESULTADOS: Foi evidenciado que os sujeitos encontram-se muito satisfeitos com a utilização do aparelho auditivo. Verificou-se diferença significativa ao relacionar o tempo de uso diário dos aparelhos com a satisfação global e o escore da subescala imagem pessoal. CONCLUSÃO: Constatou-se que os participantes do estudo estão muito satisfeitos com a utilização dos aparelhos auditivos, porém, satisfação não tem relação com as variáveis idade, gênero, tempo de adaptação e tipo de dispositivo. De maneira geral, os participantes com maior tempo de uso diário estão mais satisfeitos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000500011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000500011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20120011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.5 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990227468288