Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Andréa Moreira Veiga de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Duprat,André de Campos, Costa,Rejane Cardoso, Pimenta,Janaína de Oliveira, Andrade,Fernanda Fonseca de Sá, Silva,Fernanda Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000200012
Resumo: A disfonia aguda é um quadro comum na prática clínica. Seu tratamento, principalmente em adultos, não é bem definido na literatura. O corticoide é o tratamento medicamentoso mais recomendado. Os estudos existentes, entretanto, não são suficientes para a determinação da superioridade entre diferentes corticoides e a melhor forma de administração. OBJETIVO: Este estudo clínico prospectivo teve como objetivo comparar o efeito do corticoide inalatório na forma de pó seco com o efeito do corticoide oral, no tratamento da disfonia aguda. MÉTODO: Foram avaliados 32 pacientes adultos, divididos em dois grupos de 16 pacientes para cada um dos tratamentos, antes e após sete dias do uso da medicação. Os pacientes foram submetidos à videolaringosocpia e avaliação perceptiva e acústica da voz. RESULTADOS: O tratamento inalatório e oral reduziram significativamente a hiperemia, o edema e melhorou o movimento muco-ondulatório; entretanto, a redução do edema foi estatisticamente mais significativa (p = 0,012) nos pacientes tratados com a forma inalatória. A comparação dos valores da análise perceptiva auditiva e das medidas acústicas após tratamento entre os grupos, entretanto, não apresentou significância estatística. CONCLUSÃO: Houve melhora significativa da laringite aguda nas avaliações realizadas, em todos os pacientes estudados, com os dois tratamentos. O tratamento com corticoide inalatório foi significativamente mais efetivo na redução do edema.
id ABORL-F-1_c449b9d90d4d0fd0f0437679b30fe729
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942013000200012
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia agudacorticosteróidesdisfonialaringiteresultado de tratamentoA disfonia aguda é um quadro comum na prática clínica. Seu tratamento, principalmente em adultos, não é bem definido na literatura. O corticoide é o tratamento medicamentoso mais recomendado. Os estudos existentes, entretanto, não são suficientes para a determinação da superioridade entre diferentes corticoides e a melhor forma de administração. OBJETIVO: Este estudo clínico prospectivo teve como objetivo comparar o efeito do corticoide inalatório na forma de pó seco com o efeito do corticoide oral, no tratamento da disfonia aguda. MÉTODO: Foram avaliados 32 pacientes adultos, divididos em dois grupos de 16 pacientes para cada um dos tratamentos, antes e após sete dias do uso da medicação. Os pacientes foram submetidos à videolaringosocpia e avaliação perceptiva e acústica da voz. RESULTADOS: O tratamento inalatório e oral reduziram significativamente a hiperemia, o edema e melhorou o movimento muco-ondulatório; entretanto, a redução do edema foi estatisticamente mais significativa (p = 0,012) nos pacientes tratados com a forma inalatória. A comparação dos valores da análise perceptiva auditiva e das medidas acústicas após tratamento entre os grupos, entretanto, não apresentou significância estatística. CONCLUSÃO: Houve melhora significativa da laringite aguda nas avaliações realizadas, em todos os pacientes estudados, com os dois tratamentos. O tratamento com corticoide inalatório foi significativamente mais efetivo na redução do edema.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000200012Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.2 2013reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20130035info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Andréa Moreira Veiga deDuprat,André de CamposCosta,Rejane CardosoPimenta,Janaína de OliveiraAndrade,Fernanda Fonseca de SáSilva,Fernanda Ferreira dapor2013-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942013000200012Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2013-05-07T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
title Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
spellingShingle Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
Souza,Andréa Moreira Veiga de
corticosteróides
disfonia
laringite
resultado de tratamento
title_short Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
title_full Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
title_fullStr Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
title_full_unstemmed Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
title_sort Comparação do corticoide inalatório e oral no tratamento da disfonia aguda
author Souza,Andréa Moreira Veiga de
author_facet Souza,Andréa Moreira Veiga de
Duprat,André de Campos
Costa,Rejane Cardoso
Pimenta,Janaína de Oliveira
Andrade,Fernanda Fonseca de Sá
Silva,Fernanda Ferreira da
author_role author
author2 Duprat,André de Campos
Costa,Rejane Cardoso
Pimenta,Janaína de Oliveira
Andrade,Fernanda Fonseca de Sá
Silva,Fernanda Ferreira da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Andréa Moreira Veiga de
Duprat,André de Campos
Costa,Rejane Cardoso
Pimenta,Janaína de Oliveira
Andrade,Fernanda Fonseca de Sá
Silva,Fernanda Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv corticosteróides
disfonia
laringite
resultado de tratamento
topic corticosteróides
disfonia
laringite
resultado de tratamento
description A disfonia aguda é um quadro comum na prática clínica. Seu tratamento, principalmente em adultos, não é bem definido na literatura. O corticoide é o tratamento medicamentoso mais recomendado. Os estudos existentes, entretanto, não são suficientes para a determinação da superioridade entre diferentes corticoides e a melhor forma de administração. OBJETIVO: Este estudo clínico prospectivo teve como objetivo comparar o efeito do corticoide inalatório na forma de pó seco com o efeito do corticoide oral, no tratamento da disfonia aguda. MÉTODO: Foram avaliados 32 pacientes adultos, divididos em dois grupos de 16 pacientes para cada um dos tratamentos, antes e após sete dias do uso da medicação. Os pacientes foram submetidos à videolaringosocpia e avaliação perceptiva e acústica da voz. RESULTADOS: O tratamento inalatório e oral reduziram significativamente a hiperemia, o edema e melhorou o movimento muco-ondulatório; entretanto, a redução do edema foi estatisticamente mais significativa (p = 0,012) nos pacientes tratados com a forma inalatória. A comparação dos valores da análise perceptiva auditiva e das medidas acústicas após tratamento entre os grupos, entretanto, não apresentou significância estatística. CONCLUSÃO: Houve melhora significativa da laringite aguda nas avaliações realizadas, em todos os pacientes estudados, com os dois tratamentos. O tratamento com corticoide inalatório foi significativamente mais efetivo na redução do edema.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20130035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.2 2013
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990565109760