Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conterno,Giseane
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cielo,Carla Aparecida, Elias,Vanessa Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200007
Resumo: Portadores de fissura palatina apresentam inadequado fechamento velofaríngeo (FVF), com consequente hipernasalidade vocal que pode ser diminuída com o som basal. OBJETIVO: Comparar o FVF durante a realização do som basal com a emissão em registro modal, em pacientes com fissura palatina pós-forame reparada. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de Casos com quatro homens adultos, portadores de fissura palatina pós-forame reparada. Imagens do FVF por nasofaringoscopia, durante a emissão da vogal [a] em registro modal e basal. Julgamento das imagens realizado por quatro otorrinolaringologistas. RESULTADOS: Em três sujeitos, não houve mudança no tipo de FVF entre os registros analisados; as modificações que ocorreram na maioria dos sujeitos referem-se apenas ao grau de movimentação das estruturas envolvidas, pois, em registro basal, o movimento das paredes laterais da faringe se manteve, o movimento da parede posterior da faringe estabilizou, o movimento do véu palatino diminuiu discretamente, e a Prega de Passavant se evidenciou. CONCLUSÕES: O tipo de FVF se manteve em três dos quatro sujeitos analisados, quando comparado o registro modal com o basal, havendo modificações no grau da movimentação das estruturas envolvidas, evidenciando a Prega de Passavant.
id ABORL-F-1_cffbb463642089aa2ba37a0cec589dbb
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000200007
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basalfisiologiafissura palatinapalato molevozPortadores de fissura palatina apresentam inadequado fechamento velofaríngeo (FVF), com consequente hipernasalidade vocal que pode ser diminuída com o som basal. OBJETIVO: Comparar o FVF durante a realização do som basal com a emissão em registro modal, em pacientes com fissura palatina pós-forame reparada. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de Casos com quatro homens adultos, portadores de fissura palatina pós-forame reparada. Imagens do FVF por nasofaringoscopia, durante a emissão da vogal [a] em registro modal e basal. Julgamento das imagens realizado por quatro otorrinolaringologistas. RESULTADOS: Em três sujeitos, não houve mudança no tipo de FVF entre os registros analisados; as modificações que ocorreram na maioria dos sujeitos referem-se apenas ao grau de movimentação das estruturas envolvidas, pois, em registro basal, o movimento das paredes laterais da faringe se manteve, o movimento da parede posterior da faringe estabilizou, o movimento do véu palatino diminuiu discretamente, e a Prega de Passavant se evidenciou. CONCLUSÕES: O tipo de FVF se manteve em três dos quatro sujeitos analisados, quando comparado o registro modal com o basal, havendo modificações no grau da movimentação das estruturas envolvidas, evidenciando a Prega de Passavant.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200007Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.2 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000200007info:eu-repo/semantics/openAccessConterno,GiseaneCielo,Carla AparecidaElias,Vanessa Santospor2010-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000200007Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-05-31T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
title Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
spellingShingle Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
Conterno,Giseane
fisiologia
fissura palatina
palato mole
voz
title_short Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
title_full Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
title_fullStr Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
title_full_unstemmed Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
title_sort Fissura palatina reparada: fechamento velofaríngeo antes e durante o som basal
author Conterno,Giseane
author_facet Conterno,Giseane
Cielo,Carla Aparecida
Elias,Vanessa Santos
author_role author
author2 Cielo,Carla Aparecida
Elias,Vanessa Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conterno,Giseane
Cielo,Carla Aparecida
Elias,Vanessa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv fisiologia
fissura palatina
palato mole
voz
topic fisiologia
fissura palatina
palato mole
voz
description Portadores de fissura palatina apresentam inadequado fechamento velofaríngeo (FVF), com consequente hipernasalidade vocal que pode ser diminuída com o som basal. OBJETIVO: Comparar o FVF durante a realização do som basal com a emissão em registro modal, em pacientes com fissura palatina pós-forame reparada. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de Casos com quatro homens adultos, portadores de fissura palatina pós-forame reparada. Imagens do FVF por nasofaringoscopia, durante a emissão da vogal [a] em registro modal e basal. Julgamento das imagens realizado por quatro otorrinolaringologistas. RESULTADOS: Em três sujeitos, não houve mudança no tipo de FVF entre os registros analisados; as modificações que ocorreram na maioria dos sujeitos referem-se apenas ao grau de movimentação das estruturas envolvidas, pois, em registro basal, o movimento das paredes laterais da faringe se manteve, o movimento da parede posterior da faringe estabilizou, o movimento do véu palatino diminuiu discretamente, e a Prega de Passavant se evidenciou. CONCLUSÕES: O tipo de FVF se manteve em três dos quatro sujeitos analisados, quando comparado o registro modal com o basal, havendo modificações no grau da movimentação das estruturas envolvidas, evidenciando a Prega de Passavant.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.2 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988865368064