Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz,Cinthya Heloisa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves,Laura Faustino, Paiva,Karina Mary de, Haas,Patricia, Patatt,Fernanda Soares Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942021000200217
Resumo: Resumo Introdução: Estudos recentes evidenciaram que a prática e o treinamento musical mostram-se eficazes e com potencialidades para auxiliar na aquisição e no aprimoramento das habilidades auditivas. Objetivo: Verificar as evidências científicas sobre as implicações da prática musical no processamento auditivo central. Método: Foi feita uma revisão sistemática conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e foram usadas as bases de dados Medline (Pubmed), Lilacs, SciELO, Bireme, Scopus, Web of Science. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 5 anos (2015 a 2020), sem restrição de idioma e localização. Foi feita avaliação da qualidade dos artigos, na qual se incluía artigos com nota mínima 6 em escala de qualidade modificada da literatura. Resultados: Inicialmente foram encontradas 1.362 publicações, das quais 1.338 foram excluídas na triagem do título, 15 excluídas pelo resumo, foram nove artigos analisados na íntegra e quatro deles excluídos após análise, pois não responderam à pergunta norteadora proposta para esta pesquisa. Foram admitidos para esta pesquisa cinco artigos que atendiam os critérios de inclusão propostos. Constatou-se que nos adultos a habilidade musical está associada ao melhor desempenho de várias habilidades do processamento auditivo, bem como o treinamento musical em crianças promoveu uma maturidade acelerada do processamento auditivo e a exposição à música facilitou o aprendizado das informações auditivas nos recém-nascidos. Conclusão: Considerando as evidências científicas, constatou-se que a experiência musical pode aprimorar habilidades específicas do processamento auditivo central, independentemente da idade, o que aprimora o desenvolvimento linguístico das crianças.
id ABORL-F-1_e498b380648c279f77fd8aa8d9be8de7
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942021000200217
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemáticaMúsicaAudiçãoVias auditivasPercepção auditivaPotenciais evocados auditivosResumo Introdução: Estudos recentes evidenciaram que a prática e o treinamento musical mostram-se eficazes e com potencialidades para auxiliar na aquisição e no aprimoramento das habilidades auditivas. Objetivo: Verificar as evidências científicas sobre as implicações da prática musical no processamento auditivo central. Método: Foi feita uma revisão sistemática conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e foram usadas as bases de dados Medline (Pubmed), Lilacs, SciELO, Bireme, Scopus, Web of Science. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 5 anos (2015 a 2020), sem restrição de idioma e localização. Foi feita avaliação da qualidade dos artigos, na qual se incluía artigos com nota mínima 6 em escala de qualidade modificada da literatura. Resultados: Inicialmente foram encontradas 1.362 publicações, das quais 1.338 foram excluídas na triagem do título, 15 excluídas pelo resumo, foram nove artigos analisados na íntegra e quatro deles excluídos após análise, pois não responderam à pergunta norteadora proposta para esta pesquisa. Foram admitidos para esta pesquisa cinco artigos que atendiam os critérios de inclusão propostos. Constatou-se que nos adultos a habilidade musical está associada ao melhor desempenho de várias habilidades do processamento auditivo, bem como o treinamento musical em crianças promoveu uma maturidade acelerada do processamento auditivo e a exposição à música facilitou o aprendizado das informações auditivas nos recém-nascidos. Conclusão: Considerando as evidências científicas, constatou-se que a experiência musical pode aprimorar habilidades específicas do processamento auditivo central, independentemente da idade, o que aprimora o desenvolvimento linguístico das crianças.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942021000200217Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.87 n.2 2021reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1016/j.bjorl.2020.10.007info:eu-repo/semantics/openAccessBraz,Cinthya HeloisaGonçalves,Laura FaustinoPaiva,Karina Mary deHaas,PatriciaPatatt,Fernanda Soares Auréliopor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942021000200217Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2021-05-19T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
title Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
spellingShingle Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
Braz,Cinthya Heloisa
Música
Audição
Vias auditivas
Percepção auditiva
Potenciais evocados auditivos
title_short Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
title_full Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
title_fullStr Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
title_sort Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática
author Braz,Cinthya Heloisa
author_facet Braz,Cinthya Heloisa
Gonçalves,Laura Faustino
Paiva,Karina Mary de
Haas,Patricia
Patatt,Fernanda Soares Aurélio
author_role author
author2 Gonçalves,Laura Faustino
Paiva,Karina Mary de
Haas,Patricia
Patatt,Fernanda Soares Aurélio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz,Cinthya Heloisa
Gonçalves,Laura Faustino
Paiva,Karina Mary de
Haas,Patricia
Patatt,Fernanda Soares Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Audição
Vias auditivas
Percepção auditiva
Potenciais evocados auditivos
topic Música
Audição
Vias auditivas
Percepção auditiva
Potenciais evocados auditivos
description Resumo Introdução: Estudos recentes evidenciaram que a prática e o treinamento musical mostram-se eficazes e com potencialidades para auxiliar na aquisição e no aprimoramento das habilidades auditivas. Objetivo: Verificar as evidências científicas sobre as implicações da prática musical no processamento auditivo central. Método: Foi feita uma revisão sistemática conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e foram usadas as bases de dados Medline (Pubmed), Lilacs, SciELO, Bireme, Scopus, Web of Science. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 5 anos (2015 a 2020), sem restrição de idioma e localização. Foi feita avaliação da qualidade dos artigos, na qual se incluía artigos com nota mínima 6 em escala de qualidade modificada da literatura. Resultados: Inicialmente foram encontradas 1.362 publicações, das quais 1.338 foram excluídas na triagem do título, 15 excluídas pelo resumo, foram nove artigos analisados na íntegra e quatro deles excluídos após análise, pois não responderam à pergunta norteadora proposta para esta pesquisa. Foram admitidos para esta pesquisa cinco artigos que atendiam os critérios de inclusão propostos. Constatou-se que nos adultos a habilidade musical está associada ao melhor desempenho de várias habilidades do processamento auditivo, bem como o treinamento musical em crianças promoveu uma maturidade acelerada do processamento auditivo e a exposição à música facilitou o aprendizado das informações auditivas nos recém-nascidos. Conclusão: Considerando as evidências científicas, constatou-se que a experiência musical pode aprimorar habilidades específicas do processamento auditivo central, independentemente da idade, o que aprimora o desenvolvimento linguístico das crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942021000200217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942021000200217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.bjorl.2020.10.007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.87 n.2 2021
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575994475249664