Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão,Willys
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro,Rodrigo Metzker Pereira, Oliveira,Camila Andrea de, Betiol,Julio Cesar, Bettini,Jussara de Sousa Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000400013
Resumo: Pertencente à família Papillomaviridae, o papilomavírus humano (HPV) é formado por um capsídeo e uma única fita dupla de DNA. Sua infecção ocorre principalmente por forma sexual, apresentando grande tropismo por células cutâneas e mucosas. OBJETIVO: Avaliar a presença do HPV em mucosa oral de pacientes assintomáticos e em paralelo correlacionar os hábitos sociais comportamentais com a presença viral. MATERIAL E MÉTODO: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. O diagnóstico da presença viral foi realizado por PCR, utilizando os primers gerais MY09/11 em 125 amostras de mucosa oral, submetidas à extração de DNA e PCR para a pesquisa do gene da beta-globina para avaliação da qualidade do DNA extraído. Em paralelo, foi realizado um estudo de questões comportamentais dos pacientes. RESULTADOS: Todas as amostras apresentaram o diagnóstico positivo para o gene da betaglobina. O HPV foi diagnosticado em 23,2% das amostras analisadas. CONCLUSÃO: O vírus esteve presente em 29 dos 125 pacientes, sem que estes apresentassem qualquer manifestação clinicopatológica relacionada com o HPV. Quanto ao comportamento social dos pacientes, concluiu-se que a prática de sexo oral está correlacionada de forma estatisticamente significante com a presença viral, além de o HPV ter sido estatisticamente mais prevalente em pacientes do sexo feminino.
id ABORL-F-1_f198369961d45fd483b94b5248a04ee0
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000400013
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCRinfecções por papillomavirusmucosa bucalreação em cadeia da polimerasePertencente à família Papillomaviridae, o papilomavírus humano (HPV) é formado por um capsídeo e uma única fita dupla de DNA. Sua infecção ocorre principalmente por forma sexual, apresentando grande tropismo por células cutâneas e mucosas. OBJETIVO: Avaliar a presença do HPV em mucosa oral de pacientes assintomáticos e em paralelo correlacionar os hábitos sociais comportamentais com a presença viral. MATERIAL E MÉTODO: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. O diagnóstico da presença viral foi realizado por PCR, utilizando os primers gerais MY09/11 em 125 amostras de mucosa oral, submetidas à extração de DNA e PCR para a pesquisa do gene da beta-globina para avaliação da qualidade do DNA extraído. Em paralelo, foi realizado um estudo de questões comportamentais dos pacientes. RESULTADOS: Todas as amostras apresentaram o diagnóstico positivo para o gene da betaglobina. O HPV foi diagnosticado em 23,2% das amostras analisadas. CONCLUSÃO: O vírus esteve presente em 29 dos 125 pacientes, sem que estes apresentassem qualquer manifestação clinicopatológica relacionada com o HPV. Quanto ao comportamento social dos pacientes, concluiu-se que a prática de sexo oral está correlacionada de forma estatisticamente significante com a presença viral, além de o HPV ter sido estatisticamente mais prevalente em pacientes do sexo feminino.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000400013Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.4 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942012000400013info:eu-repo/semantics/openAccessTristão,WillysRibeiro,Rodrigo Metzker PereiraOliveira,Camila Andrea deBetiol,Julio CesarBettini,Jussara de Sousa Ribeiropor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000400013Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-08-23T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
title Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
spellingShingle Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
Tristão,Willys
infecções por papillomavirus
mucosa bucal
reação em cadeia da polimerase
title_short Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
title_full Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
title_fullStr Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
title_full_unstemmed Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
title_sort Estudo epidemiológico do HPV na mucosa oral por meio de PCR
author Tristão,Willys
author_facet Tristão,Willys
Ribeiro,Rodrigo Metzker Pereira
Oliveira,Camila Andrea de
Betiol,Julio Cesar
Bettini,Jussara de Sousa Ribeiro
author_role author
author2 Ribeiro,Rodrigo Metzker Pereira
Oliveira,Camila Andrea de
Betiol,Julio Cesar
Bettini,Jussara de Sousa Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tristão,Willys
Ribeiro,Rodrigo Metzker Pereira
Oliveira,Camila Andrea de
Betiol,Julio Cesar
Bettini,Jussara de Sousa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv infecções por papillomavirus
mucosa bucal
reação em cadeia da polimerase
topic infecções por papillomavirus
mucosa bucal
reação em cadeia da polimerase
description Pertencente à família Papillomaviridae, o papilomavírus humano (HPV) é formado por um capsídeo e uma única fita dupla de DNA. Sua infecção ocorre principalmente por forma sexual, apresentando grande tropismo por células cutâneas e mucosas. OBJETIVO: Avaliar a presença do HPV em mucosa oral de pacientes assintomáticos e em paralelo correlacionar os hábitos sociais comportamentais com a presença viral. MATERIAL E MÉTODO: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. O diagnóstico da presença viral foi realizado por PCR, utilizando os primers gerais MY09/11 em 125 amostras de mucosa oral, submetidas à extração de DNA e PCR para a pesquisa do gene da beta-globina para avaliação da qualidade do DNA extraído. Em paralelo, foi realizado um estudo de questões comportamentais dos pacientes. RESULTADOS: Todas as amostras apresentaram o diagnóstico positivo para o gene da betaglobina. O HPV foi diagnosticado em 23,2% das amostras analisadas. CONCLUSÃO: O vírus esteve presente em 29 dos 125 pacientes, sem que estes apresentassem qualquer manifestação clinicopatológica relacionada com o HPV. Quanto ao comportamento social dos pacientes, concluiu-se que a prática de sexo oral está correlacionada de forma estatisticamente significante com a presença viral, além de o HPV ter sido estatisticamente mais prevalente em pacientes do sexo feminino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942012000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.4 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990177136640