Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Tania Mara Assis
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gonçalves,Denise Utsch, Gonçalves,Lucas V., Reis,Paulo Augusto C., Lana,Angela Beatriz S., Guimarães,Fernando F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992008000100005
Resumo: A laringomalácia é a causa mais comum de estridor na infância. O diagnóstico é estabelecido através do quadro clínico associado aos achados laringoscópicos analisados de forma dinâmica. OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia. Forma de Estudo: Concordância para avaliar a confiabilidade de um teste diagnóstico (clínico). MATERIAL E MÉTODO: Dezoito pacientes com diagnóstico prévio de laringomalácia a partir dos dados clínicos, epidemiológicos e anatômicos foram avaliados. O exame videolaringoscópico desses pacientes foi comparado com relação ao índice de concordância de quatro diferentes examinadores, através da análise cega de um em relação ao exame do outro observador. No protocolo de avaliação, os critérios considerados para o diagnóstico foram: basculamento anterior das aritenóides; epiglote em ômega; pregas ariepiglóticas curtas; basculamento posterior da epiglote; visão ou não da prega vocal; edema da laringe posterior. Os observadores variavam em relação à experiência profissional. Comparou-se a média de concordância de todos os parâmetros considerados. O padrão ouro foi o consenso no exame dos quatro observadores. RESULTADOS: A média de concordância foi de 88,2%. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A nasofibrolaringoscopia é um método diagnóstico de boa acuidade, uma vez que a experiência do profissional não interferiu no resultado do exame.
id ABORL-F-2_748a3a7922425408eb9981ea3cbfa13e
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992008000100005
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopiadiagnósticolaringelaringomalácialaringoscopiaA laringomalácia é a causa mais comum de estridor na infância. O diagnóstico é estabelecido através do quadro clínico associado aos achados laringoscópicos analisados de forma dinâmica. OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia. Forma de Estudo: Concordância para avaliar a confiabilidade de um teste diagnóstico (clínico). MATERIAL E MÉTODO: Dezoito pacientes com diagnóstico prévio de laringomalácia a partir dos dados clínicos, epidemiológicos e anatômicos foram avaliados. O exame videolaringoscópico desses pacientes foi comparado com relação ao índice de concordância de quatro diferentes examinadores, através da análise cega de um em relação ao exame do outro observador. No protocolo de avaliação, os critérios considerados para o diagnóstico foram: basculamento anterior das aritenóides; epiglote em ômega; pregas ariepiglóticas curtas; basculamento posterior da epiglote; visão ou não da prega vocal; edema da laringe posterior. Os observadores variavam em relação à experiência profissional. Comparou-se a média de concordância de todos os parâmetros considerados. O padrão ouro foi o consenso no exame dos quatro observadores. RESULTADOS: A média de concordância foi de 88,2%. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A nasofibrolaringoscopia é um método diagnóstico de boa acuidade, uma vez que a experiência do profissional não interferiu no resultado do exame.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2008-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992008000100005Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.74 n.1 2008reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992008000100005info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Tania Mara AssisGonçalves,Denise UtschGonçalves,Lucas V.Reis,Paulo Augusto C.Lana,Angela Beatriz S.Guimarães,Fernando F.por2008-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992008000100005Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2008-03-31T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
title Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
spellingShingle Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
Lima,Tania Mara Assis
diagnóstico
laringe
laringomalácia
laringoscopia
title_short Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
title_full Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
title_fullStr Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
title_full_unstemmed Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
title_sort Acuidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia
author Lima,Tania Mara Assis
author_facet Lima,Tania Mara Assis
Gonçalves,Denise Utsch
Gonçalves,Lucas V.
Reis,Paulo Augusto C.
Lana,Angela Beatriz S.
Guimarães,Fernando F.
author_role author
author2 Gonçalves,Denise Utsch
Gonçalves,Lucas V.
Reis,Paulo Augusto C.
Lana,Angela Beatriz S.
Guimarães,Fernando F.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Tania Mara Assis
Gonçalves,Denise Utsch
Gonçalves,Lucas V.
Reis,Paulo Augusto C.
Lana,Angela Beatriz S.
Guimarães,Fernando F.
dc.subject.por.fl_str_mv diagnóstico
laringe
laringomalácia
laringoscopia
topic diagnóstico
laringe
laringomalácia
laringoscopia
description A laringomalácia é a causa mais comum de estridor na infância. O diagnóstico é estabelecido através do quadro clínico associado aos achados laringoscópicos analisados de forma dinâmica. OBJETIVO: Avaliar a confiabilidade no diagnóstico da laringomalácia através da nasofibrolaringoscopia. Forma de Estudo: Concordância para avaliar a confiabilidade de um teste diagnóstico (clínico). MATERIAL E MÉTODO: Dezoito pacientes com diagnóstico prévio de laringomalácia a partir dos dados clínicos, epidemiológicos e anatômicos foram avaliados. O exame videolaringoscópico desses pacientes foi comparado com relação ao índice de concordância de quatro diferentes examinadores, através da análise cega de um em relação ao exame do outro observador. No protocolo de avaliação, os critérios considerados para o diagnóstico foram: basculamento anterior das aritenóides; epiglote em ômega; pregas ariepiglóticas curtas; basculamento posterior da epiglote; visão ou não da prega vocal; edema da laringe posterior. Os observadores variavam em relação à experiência profissional. Comparou-se a média de concordância de todos os parâmetros considerados. O padrão ouro foi o consenso no exame dos quatro observadores. RESULTADOS: A média de concordância foi de 88,2%. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A nasofibrolaringoscopia é um método diagnóstico de boa acuidade, uma vez que a experiência do profissional não interferiu no resultado do exame.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992008000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992008000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992008000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.74 n.1 2008
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820960488259584