Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Márcia
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Morata,Thaís Catalani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000500017
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as queixas de saúde e achados audiológicos de dois grupos de trabalhadores. Forma de estudo: Clínico prospectivo randomizado. Material e método: Grupo 1- exposto a níveis de pressão sonora elevados e vibração transmitida por meio das mãos-braços nos trabalhadores que operam motorroçadeiras, e Grupo 2- exposto a níveis elevados de pressão sonora e vibração transmitida por meio do corpo inteiro nos trabalhadores que operam equipamentos pesados como pá-carregadeira, moto niveladora, retro-escavadeira e rolo compressor. Os 73 participantes passaram por entrevista, inspeção do meato acústico externo e audiometria tonal. Resultado: Em relação aos problemas de saúde, o grupo 2, exposto a vibração de corpo inteiro, é o que apresenta um maior número de queixas. Os trabalhadores do Grupo 1, sem exceção, fazem uso do protetor auditivo e apenas 4 (11%) referem zumbido. No Grupo 2 nem todos os trabalhadores usam o protetor auditivo e 6 (17%) referem apresentar zumbido. Entretanto, a porcentagem de audiogramas alterados é mais elevada no grupo 1, expostos a vibração transmitida por meio das mãos-braços. Conclusão: Este estudo revelou uma série de deficiências no acompanhamento de saúde dessas populações e demonstrou a necessidade da implantação de programas preventivos tanto no que se refere à exposição a níveis de pressão sonora elevados quanto à vibração.
id ABORL-F-2_aa0e8b306889833e9fec8145ae62cbc4
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992002000500017
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibraçãovibraçãoruídoperdas auditivasprevençãoObjetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as queixas de saúde e achados audiológicos de dois grupos de trabalhadores. Forma de estudo: Clínico prospectivo randomizado. Material e método: Grupo 1- exposto a níveis de pressão sonora elevados e vibração transmitida por meio das mãos-braços nos trabalhadores que operam motorroçadeiras, e Grupo 2- exposto a níveis elevados de pressão sonora e vibração transmitida por meio do corpo inteiro nos trabalhadores que operam equipamentos pesados como pá-carregadeira, moto niveladora, retro-escavadeira e rolo compressor. Os 73 participantes passaram por entrevista, inspeção do meato acústico externo e audiometria tonal. Resultado: Em relação aos problemas de saúde, o grupo 2, exposto a vibração de corpo inteiro, é o que apresenta um maior número de queixas. Os trabalhadores do Grupo 1, sem exceção, fazem uso do protetor auditivo e apenas 4 (11%) referem zumbido. No Grupo 2 nem todos os trabalhadores usam o protetor auditivo e 6 (17%) referem apresentar zumbido. Entretanto, a porcentagem de audiogramas alterados é mais elevada no grupo 1, expostos a vibração transmitida por meio das mãos-braços. Conclusão: Este estudo revelou uma série de deficiências no acompanhamento de saúde dessas populações e demonstrou a necessidade da implantação de programas preventivos tanto no que se refere à exposição a níveis de pressão sonora elevados quanto à vibração.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000500017Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.68 n.5 2002reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992002000500017info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,MárciaMorata,Thaís Catalanipor2002-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992002000500017Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2002-12-02T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
title Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
spellingShingle Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
Fernandes,Márcia
vibração
ruído
perdas auditivas
prevenção
title_short Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
title_full Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
title_fullStr Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
title_full_unstemmed Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
title_sort Estudo dos efeitos auditivos e extra-auditivos da exposição ocupacional a ruído e vibração
author Fernandes,Márcia
author_facet Fernandes,Márcia
Morata,Thaís Catalani
author_role author
author2 Morata,Thaís Catalani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Márcia
Morata,Thaís Catalani
dc.subject.por.fl_str_mv vibração
ruído
perdas auditivas
prevenção
topic vibração
ruído
perdas auditivas
prevenção
description Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as queixas de saúde e achados audiológicos de dois grupos de trabalhadores. Forma de estudo: Clínico prospectivo randomizado. Material e método: Grupo 1- exposto a níveis de pressão sonora elevados e vibração transmitida por meio das mãos-braços nos trabalhadores que operam motorroçadeiras, e Grupo 2- exposto a níveis elevados de pressão sonora e vibração transmitida por meio do corpo inteiro nos trabalhadores que operam equipamentos pesados como pá-carregadeira, moto niveladora, retro-escavadeira e rolo compressor. Os 73 participantes passaram por entrevista, inspeção do meato acústico externo e audiometria tonal. Resultado: Em relação aos problemas de saúde, o grupo 2, exposto a vibração de corpo inteiro, é o que apresenta um maior número de queixas. Os trabalhadores do Grupo 1, sem exceção, fazem uso do protetor auditivo e apenas 4 (11%) referem zumbido. No Grupo 2 nem todos os trabalhadores usam o protetor auditivo e 6 (17%) referem apresentar zumbido. Entretanto, a porcentagem de audiogramas alterados é mais elevada no grupo 1, expostos a vibração transmitida por meio das mãos-braços. Conclusão: Este estudo revelou uma série de deficiências no acompanhamento de saúde dessas populações e demonstrou a necessidade da implantação de programas preventivos tanto no que se refere à exposição a níveis de pressão sonora elevados quanto à vibração.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000500017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000500017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992002000500017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.68 n.5 2002
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820957357211648