Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocínio,Lucas Gomes
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Silveira,Glauco Costa, Patrocínio,Tomas Gomes, Patrocínio,José Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000100019
Resumo: Introdução: em todo o mundo, especialistas em Educação Médica têm se reunido na busca da melhoria do ensino. Na área de Otorrinolaringologia (ORL), principalmente no Brasil, poucos estudos têm sido feitos com relação ao ensino e à mudança curricular. Objetivo: Para tal, objetivamos avaliar as necessidades para um currículo de ORL na graduação em Medicina, na visão de otorrinolaringologistas e de médicos generalistas. Forma de estudo: prospectivo. Material e método: Questionários foram aplicados a dois grupos: Grupo 1 - otorrinolaringologistas; Grupo 2 - médicos generalistas. O questionário continha uma lista de 88 áreas de conhecimento e 65 de habilidades em ORL. Os entrevistados avaliaram cada área de acordo com uma escala de relevância para o currículo de graduação, sendo 4 indispensável, 3 importante, 2 útil para poucos médicos generalistas, 1 interessante, mas desnecessária sua inclusão, e 0 dispensável. Baseado neste sistema de pontuação, para cada área foi calculada a média. Áreas do conhecimento como amigdalite, otites, rinite alérgica, epistaxe, sinusites e faringites receberam as maiores pontuações. Resultado: Os otorrinolaringologistas priorizaram as complicações das otites e sinusites. Na área das habilidades, os tópicos com maiores pontuações foram: tomar história do paciente; otoscopia; exame físico otorrinolaringológico; exames dos pares cranianos; tamponamento nasal anterior. Os médicos generalistas priorizaram remoção de corpo estranho de ouvido e nariz, retirada de cerume e colheita de material de orofaringe para cultura. Conclusão: Este estudo demonstrou dados que podem subsidiar educadores da área médica quando da reformulação do currículo de ORL para o curso de graduação em medicina.
id ABORL-F-2_c56c6b65aa8a406a3b77ca68e9d198d4
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992002000100019
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduaçãoeducação médicaavaliação do ensinoavaliação de necessidadesotorrinolaringologiacurrículoIntrodução: em todo o mundo, especialistas em Educação Médica têm se reunido na busca da melhoria do ensino. Na área de Otorrinolaringologia (ORL), principalmente no Brasil, poucos estudos têm sido feitos com relação ao ensino e à mudança curricular. Objetivo: Para tal, objetivamos avaliar as necessidades para um currículo de ORL na graduação em Medicina, na visão de otorrinolaringologistas e de médicos generalistas. Forma de estudo: prospectivo. Material e método: Questionários foram aplicados a dois grupos: Grupo 1 - otorrinolaringologistas; Grupo 2 - médicos generalistas. O questionário continha uma lista de 88 áreas de conhecimento e 65 de habilidades em ORL. Os entrevistados avaliaram cada área de acordo com uma escala de relevância para o currículo de graduação, sendo 4 indispensável, 3 importante, 2 útil para poucos médicos generalistas, 1 interessante, mas desnecessária sua inclusão, e 0 dispensável. Baseado neste sistema de pontuação, para cada área foi calculada a média. Áreas do conhecimento como amigdalite, otites, rinite alérgica, epistaxe, sinusites e faringites receberam as maiores pontuações. Resultado: Os otorrinolaringologistas priorizaram as complicações das otites e sinusites. Na área das habilidades, os tópicos com maiores pontuações foram: tomar história do paciente; otoscopia; exame físico otorrinolaringológico; exames dos pares cranianos; tamponamento nasal anterior. Os médicos generalistas priorizaram remoção de corpo estranho de ouvido e nariz, retirada de cerume e colheita de material de orofaringe para cultura. Conclusão: Este estudo demonstrou dados que podem subsidiar educadores da área médica quando da reformulação do currículo de ORL para o curso de graduação em medicina.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2002-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000100019Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.68 n.1 2002reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992002000100019info:eu-repo/semantics/openAccessPatrocínio,Lucas GomesSilveira,Glauco CostaPatrocínio,Tomas GomesPatrocínio,José Antôniopor2002-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992002000100019Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2002-06-18T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
title Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
spellingShingle Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
Patrocínio,Lucas Gomes
educação médica
avaliação do ensino
avaliação de necessidades
otorrinolaringologia
currículo
title_short Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
title_full Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
title_fullStr Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
title_full_unstemmed Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
title_sort Avaliação de necessidades para um currículo de otorrinolaringologia na graduação
author Patrocínio,Lucas Gomes
author_facet Patrocínio,Lucas Gomes
Silveira,Glauco Costa
Patrocínio,Tomas Gomes
Patrocínio,José Antônio
author_role author
author2 Silveira,Glauco Costa
Patrocínio,Tomas Gomes
Patrocínio,José Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrocínio,Lucas Gomes
Silveira,Glauco Costa
Patrocínio,Tomas Gomes
Patrocínio,José Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv educação médica
avaliação do ensino
avaliação de necessidades
otorrinolaringologia
currículo
topic educação médica
avaliação do ensino
avaliação de necessidades
otorrinolaringologia
currículo
description Introdução: em todo o mundo, especialistas em Educação Médica têm se reunido na busca da melhoria do ensino. Na área de Otorrinolaringologia (ORL), principalmente no Brasil, poucos estudos têm sido feitos com relação ao ensino e à mudança curricular. Objetivo: Para tal, objetivamos avaliar as necessidades para um currículo de ORL na graduação em Medicina, na visão de otorrinolaringologistas e de médicos generalistas. Forma de estudo: prospectivo. Material e método: Questionários foram aplicados a dois grupos: Grupo 1 - otorrinolaringologistas; Grupo 2 - médicos generalistas. O questionário continha uma lista de 88 áreas de conhecimento e 65 de habilidades em ORL. Os entrevistados avaliaram cada área de acordo com uma escala de relevância para o currículo de graduação, sendo 4 indispensável, 3 importante, 2 útil para poucos médicos generalistas, 1 interessante, mas desnecessária sua inclusão, e 0 dispensável. Baseado neste sistema de pontuação, para cada área foi calculada a média. Áreas do conhecimento como amigdalite, otites, rinite alérgica, epistaxe, sinusites e faringites receberam as maiores pontuações. Resultado: Os otorrinolaringologistas priorizaram as complicações das otites e sinusites. Na área das habilidades, os tópicos com maiores pontuações foram: tomar história do paciente; otoscopia; exame físico otorrinolaringológico; exames dos pares cranianos; tamponamento nasal anterior. Os médicos generalistas priorizaram remoção de corpo estranho de ouvido e nariz, retirada de cerume e colheita de material de orofaringe para cultura. Conclusão: Este estudo demonstrou dados que podem subsidiar educadores da área médica quando da reformulação do currículo de ORL para o curso de graduação em medicina.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992002000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992002000100019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.68 n.1 2002
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820956938829824