Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruno Thieme
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28570
Resumo: Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.
id UFRN_6313fdd1c0a9d7589a13261cf9131045
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28570
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Bruno ThiemeLima, Luciana Fontes Silva da CunhaOnishi, Ektor TsuneoDiniz Júnior, José2020-03-17T20:19:40Z2020-03-17T20:19:40Z2019-12-03LIMA, Bruno Thieme. Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28570Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.Institution of Decree No. 80,281, of September 5, 1977, medical residency is a modality of post-graduation teaching for physicians, based on in-service education. Ethical issues, medical-legal, as well as changes in current medical practice, lead the demand of improvement on the training and assessment in residence. We performed a project to adaptate and introduce an instrument for objective evaluation of surgical practice, at the otolaryngology department of Hospital Onofre Lopes (HUOL). The chosen instrument was the 'procedure based assessment' used in residence programs of United Kingdom . The purpose of the evaluation is to allow a standardization and improve the teachinglearning process of surgeries performed in this area, allowing an evaluation of the resident progress and also the identification and correction of weaknesses in this process. This is an exploratory, prospective and descriptive study carried out with all residents of otolaryngology at HUOL. The project was performed in three stages, the first consisting in the translation and adaptation of the instrument. The second, in the application of the evaluation instrument and analysis of the data collected. The third, in the application of a questionnaire for an evaluation of the residents experience with the use of this instrument. 18 PBAs were applied in the evaluation period. It was possible to verify in what degree of competence the students were during the training. The instrument shown to be useful to emphasize the points developed and the difficulties to be overcome in the surgical training. The instrument was well accepted and demonstrated to be a useful tool in improving the surgical training process in our service of otolaryngology residence in SUS.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEOtorrinolaringologiaEducação baseada em competênciasResidência médicaAvaliação de desempenho profissionalEducação médicaAvaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.txtAvaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain103840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28570/2/Avaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.txt349f82dbd843e305284f7c2abf2bf4e3MD52THUMBNAILAvaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.jpgAvaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28570/3/Avaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.jpg55d72d6073a508ba708b00eda76e4949MD53ORIGINALAvaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdfapplication/pdf7409028https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28570/1/Avaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdfbec21f10bf751c246bea198c7b88efbdMD51123456789/285702020-03-22 04:45:36.199oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28570Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:45:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
title Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
spellingShingle Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
Lima, Bruno Thieme
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Otorrinolaringologia
Educação baseada em competências
Residência médica
Avaliação de desempenho profissional
Educação médica
title_short Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
title_full Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
title_fullStr Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
title_full_unstemmed Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
title_sort Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia
author Lima, Bruno Thieme
author_facet Lima, Bruno Thieme
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lima, Luciana Fontes Silva da Cunha
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Onishi, Ektor Tsuneo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruno Thieme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz Júnior, José
contributor_str_mv Diniz Júnior, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Otorrinolaringologia
Educação baseada em competências
Residência médica
Avaliação de desempenho profissional
Educação médica
dc.subject.por.fl_str_mv Otorrinolaringologia
Educação baseada em competências
Residência médica
Avaliação de desempenho profissional
Educação médica
description Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-17T20:19:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-17T20:19:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Bruno Thieme. Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28570
identifier_str_mv LIMA, Bruno Thieme. Avaliação do aprendizado cirúrgico com o instrumento 'procedure based assessment' no programa de residência de otorrinolaringologia. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28570/2/Avaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28570/3/Avaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28570/1/Avaliacaoaprendizadociurgico_Lima_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 349f82dbd843e305284f7c2abf2bf4e3
55d72d6073a508ba708b00eda76e4949
bec21f10bf751c246bea198c7b88efbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117564501852160