Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parmeggiani, Brenda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/80
Resumo: O advento de novas tecnologias digitais cria expectativas sobre novas formas de comunicação, inclusive na política. Simultaneamente, a opinião pública clama por mecanismos de accountability. Assim, questiona-se: o Facebook pode ser utilizado como ferramenta de accountability? O estudo exige, primeiramente, uma discussão acerca de conceitos-chave, como accountability, transparência e publicidade, além de um breve histórico sobre os sites de redes sociais (SRS). Com base nessas reflexões, conclui-se que o Facebook pode, sim, ser usado como instrumento de accountability, mas não o é por natureza. Logo, empreende-se uma análise de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff. Embora esteja claro o potencial das mídias digitais para desempenhar tal tarefa, constata-se que a página da presidente brasileira no SRS não realiza esse propósito.
id ABPCP-2_7ae3dc3207a6a26b9df9d80492e8657b
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/80
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma RousseffO advento de novas tecnologias digitais cria expectativas sobre novas formas de comunicação, inclusive na política. Simultaneamente, a opinião pública clama por mecanismos de accountability. Assim, questiona-se: o Facebook pode ser utilizado como ferramenta de accountability? O estudo exige, primeiramente, uma discussão acerca de conceitos-chave, como accountability, transparência e publicidade, além de um breve histórico sobre os sites de redes sociais (SRS). Com base nessas reflexões, conclui-se que o Facebook pode, sim, ser usado como instrumento de accountability, mas não o é por natureza. Logo, empreende-se uma análise de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff. Embora esteja claro o potencial das mídias digitais para desempenhar tal tarefa, constata-se que a página da presidente brasileira no SRS não realiza esse propósito.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2015-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/8010.21878/compolitica.2015.5.1.80Compolítica; Vol. 5 No. 1 (2015); 101-124Compolítica; v. 5 n. 1 (2015); 101-1242236-478110.21878/compolitica.2015.5.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/80/83Copyright (c) 2015 Compolíticainfo:eu-repo/semantics/openAccessParmeggiani, Brenda2021-07-13T04:59:01Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/80RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:01Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
title Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
spellingShingle Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
Parmeggiani, Brenda
title_short Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
title_full Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
title_fullStr Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
title_full_unstemmed Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
title_sort Facebook e accountability: um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff
author Parmeggiani, Brenda
author_facet Parmeggiani, Brenda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parmeggiani, Brenda
description O advento de novas tecnologias digitais cria expectativas sobre novas formas de comunicação, inclusive na política. Simultaneamente, a opinião pública clama por mecanismos de accountability. Assim, questiona-se: o Facebook pode ser utilizado como ferramenta de accountability? O estudo exige, primeiramente, uma discussão acerca de conceitos-chave, como accountability, transparência e publicidade, além de um breve histórico sobre os sites de redes sociais (SRS). Com base nessas reflexões, conclui-se que o Facebook pode, sim, ser usado como instrumento de accountability, mas não o é por natureza. Logo, empreende-se uma análise de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff. Embora esteja claro o potencial das mídias digitais para desempenhar tal tarefa, constata-se que a página da presidente brasileira no SRS não realiza esse propósito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/80
10.21878/compolitica.2015.5.1.80
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/80
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2015.5.1.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/80/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Compolítica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Compolítica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 5 No. 1 (2015); 101-124
Compolítica; v. 5 n. 1 (2015); 101-124
2236-4781
10.21878/compolitica.2015.5.1
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049676961153024