O cão que nem sempre late: o Grupo Globo e a cobertura das eleições presidenciais de 2014 e 1998

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feres Júnior, João
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sassara, Luna de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/94
Resumo: Os estudos da mídia brasileira em períodos eleitorais têm consistentemente encontrado um viés contrapolíticos e partidos de esquerda, particularmente contra o Partido dos Trabalhadores. O presente trabalhoé uma contribuição a essa literatura. Trata-se de uma comparação entre as coberturas eleitorais do JornalNacional e das capas do jornal impresso O Globo, ambos pertencentes ao Grupo Globo durante o períodoeleitoral de 2014. Queremos, primeiramente, testar a hipótese da continuidade do comportamento dasmídias desta empresa. Uma vez confirmada essa hipótese, partiremos para o exame da hipótese do papelde “cão de guarda”. Para tal, comparamos os resultados das análises das eleições de 2014 e de 1998:duas campanhas para reeleição, com os mesmos partidos em competição, PT e PSDB, mas ocupandolugares opostos dos polos situação e oposição. Nossos resultados confirmam a tese da continuidade doviés antipetista e rejeitam o papel de cão de guarda. A metodologia utilizada para a análise das coberturasdas três eleições é a análise de valências das notícias.
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