Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossini, Patricia Gonçalves da Conceição
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leal, Paulo Roberto Figueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/36
Resumo: A proposta deste trabalho exploratório é discutir a relação entre o uso de mídias sociais e a tomada de decisão eleitoral, com base nos aportes de teorias do comportamento eleitoral e de autores que discutem acesso à informação política online, sobretudo a partir da tese da exposição inadvertida (BRUNDIDGE, 2010). Este artigo concentra-se no uso do Twitter nas eleições presidenciais brasileiras de 2010 e desloca o tradicional foco das campanhas para compreender a perspectiva dos usuários. Por meio de análise de dados obtidos por um questionário aplicado online, busca-se verificar como os eleitores brasileiros acessaram informação, interagiram com os candidatos e avaliaram o uso do Twitter nas eleições 2010.
id ABPCP-2_9521361af061ee016593f217da1d1189
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/36
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010A proposta deste trabalho exploratório é discutir a relação entre o uso de mídias sociais e a tomada de decisão eleitoral, com base nos aportes de teorias do comportamento eleitoral e de autores que discutem acesso à informação política online, sobretudo a partir da tese da exposição inadvertida (BRUNDIDGE, 2010). Este artigo concentra-se no uso do Twitter nas eleições presidenciais brasileiras de 2010 e desloca o tradicional foco das campanhas para compreender a perspectiva dos usuários. Por meio de análise de dados obtidos por um questionário aplicado online, busca-se verificar como os eleitores brasileiros acessaram informação, interagiram com os candidatos e avaliaram o uso do Twitter nas eleições 2010.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2013-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/3610.21878/compolitica.2013.3.1.36Compolítica; Vol. 3 No. 1 (2013); 7-28Compolítica; v. 3 n. 1 (2013); 7-282236-478110.21878/compolitica.2013.3.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/36/36Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRossini, Patricia Gonçalves da ConceiçãoLeal, Paulo Roberto Figueira2021-07-13T04:59:22Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/36RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:22Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
title Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
spellingShingle Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
Rossini, Patricia Gonçalves da Conceição
title_short Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
title_full Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
title_fullStr Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
title_full_unstemmed Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
title_sort Efeitos da campanha virtual no universo das mídias sociais: o comportamento do eleitor no Twitter nas Eleições 2010
author Rossini, Patricia Gonçalves da Conceição
author_facet Rossini, Patricia Gonçalves da Conceição
Leal, Paulo Roberto Figueira
author_role author
author2 Leal, Paulo Roberto Figueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossini, Patricia Gonçalves da Conceição
Leal, Paulo Roberto Figueira
description A proposta deste trabalho exploratório é discutir a relação entre o uso de mídias sociais e a tomada de decisão eleitoral, com base nos aportes de teorias do comportamento eleitoral e de autores que discutem acesso à informação política online, sobretudo a partir da tese da exposição inadvertida (BRUNDIDGE, 2010). Este artigo concentra-se no uso do Twitter nas eleições presidenciais brasileiras de 2010 e desloca o tradicional foco das campanhas para compreender a perspectiva dos usuários. Por meio de análise de dados obtidos por um questionário aplicado online, busca-se verificar como os eleitores brasileiros acessaram informação, interagiram com os candidatos e avaliaram o uso do Twitter nas eleições 2010.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/36
10.21878/compolitica.2013.3.1.36
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/36
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2013.3.1.36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/36/36
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 3 No. 1 (2013); 7-28
Compolítica; v. 3 n. 1 (2013); 7-28
2236-4781
10.21878/compolitica.2013.3.1
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049676909772800