Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Julia Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8605
Resumo: Busca entender melhor o uso das redes sociais em campanhas eleitorais brasileiras de 2010 a 2016, observando características e seus principais desafios democráticos. Para isso, foi feita a revisão bibliográfica de parte da literatura encontrada relacionada ao tema em questão, com o objetivo de conhecer melhor os estudos desse campo no recorte temporal estabelecido e reunir dados levantados sobre o tema até então. Assim, observamos a complexa relação entre redes sociais e eleições, trazendo um pouco da evolução do uso das mídias em campanhas eleitorais brasileiras, resgatando exemplos de outras regiões do mundo, apresentando um pouco do contexto do eleitorado e, finalmente, entrando de fato em como se deu o uso das redes como ferramenta de campanha em três pleitos específicos brasileiros: os presidenciais de 2010 e 2014 e o municipal do Rio de Janeiro em 2016. Assim, apresentam-se conclusões relativas ao uso, à influência das redes, às oportunidades e aos desafios apresentados por essas novas mídias.
id UFRJ_b531173b07c894192eb2a25ef74e4e72
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8605
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Costa, Julia Coelhohttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769Serpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Santos, Suzy doshttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086Barros, Chalini Torquato Gonçalves de2019-07-01T21:27:03Z2023-11-30T03:03:34Z2018-07-04COSTA, Julia Coelho. Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais. 2018. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/8605Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-06-06T19:43:27Z No. of bitstreams: 1 JCosta.pdf: 627208 bytes, checksum: 71871615ba1a6311ae1643feef7779e5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-01T21:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCosta.pdf: 627208 bytes, checksum: 71871615ba1a6311ae1643feef7779e5 (MD5) Previous issue date: 2018-07-04Busca entender melhor o uso das redes sociais em campanhas eleitorais brasileiras de 2010 a 2016, observando características e seus principais desafios democráticos. Para isso, foi feita a revisão bibliográfica de parte da literatura encontrada relacionada ao tema em questão, com o objetivo de conhecer melhor os estudos desse campo no recorte temporal estabelecido e reunir dados levantados sobre o tema até então. Assim, observamos a complexa relação entre redes sociais e eleições, trazendo um pouco da evolução do uso das mídias em campanhas eleitorais brasileiras, resgatando exemplos de outras regiões do mundo, apresentando um pouco do contexto do eleitorado e, finalmente, entrando de fato em como se deu o uso das redes como ferramenta de campanha em três pleitos específicos brasileiros: os presidenciais de 2010 e 2014 e o municipal do Rio de Janeiro em 2016. Assim, apresentam-se conclusões relativas ao uso, à influência das redes, às oportunidades e aos desafios apresentados por essas novas mídias.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketing digitalCampanha eleitoralRedes sociaisRedes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8605/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALJCosta.pdfJCosta.pdfapplication/pdf627208http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8605/1/JCosta.pdf71871615ba1a6311ae1643feef7779e5MD5111422/86052023-11-30 00:03:34.272oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
title Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
spellingShingle Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
Costa, Julia Coelho
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing digital
Campanha eleitoral
Redes sociais
title_short Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
title_full Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
title_fullStr Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
title_full_unstemmed Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
title_sort Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais brasileiras
author Costa, Julia Coelho
author_facet Costa, Julia Coelho
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2809165635300769
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Julia Coelho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325860870973642
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Suzy dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3210035960599086
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
contributor_str_mv Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Santos, Suzy dos
Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing digital
Campanha eleitoral
Redes sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Campanha eleitoral
Redes sociais
description Busca entender melhor o uso das redes sociais em campanhas eleitorais brasileiras de 2010 a 2016, observando características e seus principais desafios democráticos. Para isso, foi feita a revisão bibliográfica de parte da literatura encontrada relacionada ao tema em questão, com o objetivo de conhecer melhor os estudos desse campo no recorte temporal estabelecido e reunir dados levantados sobre o tema até então. Assim, observamos a complexa relação entre redes sociais e eleições, trazendo um pouco da evolução do uso das mídias em campanhas eleitorais brasileiras, resgatando exemplos de outras regiões do mundo, apresentando um pouco do contexto do eleitorado e, finalmente, entrando de fato em como se deu o uso das redes como ferramenta de campanha em três pleitos específicos brasileiros: os presidenciais de 2010 e 2014 e o municipal do Rio de Janeiro em 2016. Assim, apresentam-se conclusões relativas ao uso, à influência das redes, às oportunidades e aos desafios apresentados por essas novas mídias.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-01T21:27:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Julia Coelho. Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais. 2018. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8605
identifier_str_mv COSTA, Julia Coelho. Redes sociais e eleições: o uso das novas mídias em campanhas eleitorais. 2018. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/8605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8605/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8605/1/JCosta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
71871615ba1a6311ae1643feef7779e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097145461145600