Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos á Presidência em 2014 no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massuchin, Michele Goulart
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tavares, Camilla Quesada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/87
Resumo: Este artigo faz uma análise das estratégias que os três principais candidatos de 2014 – Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves – empregam nas redes sociais, tomando-se como exemplo o Facebook. A análise tem como ponto de partida os modelos de Figueiredo et al. (1998) e Albuquerque (1999) para a observação das estratégias tradicionais e sugere a inclusão de estratégias tipicamente verificadas na internet (Willians e Gulati, 2013; Bor, 2013; Jensen e Dyrby, 2013). Utiliza-se como metodologia a análise de conteúdo quantitativa para monitorar os 90 dias que compõem o primeiro turno da campanha eleitoral no Brasil, sendo a análise feita a partir de uma amostra de 803 postagens. Os resultados indicam que a estratégia de mobilização (online eoffline), mesclada com a promoção de agenda, é o que predomina no Facebook.
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