Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos á Presidência em 2014 no Facebook
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Compolítica |
Texto Completo: | https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/87 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise das estratégias que os três principais candidatos de 2014 – Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves – empregam nas redes sociais, tomando-se como exemplo o Facebook. A análise tem como ponto de partida os modelos de Figueiredo et al. (1998) e Albuquerque (1999) para a observação das estratégias tradicionais e sugere a inclusão de estratégias tipicamente verificadas na internet (Willians e Gulati, 2013; Bor, 2013; Jensen e Dyrby, 2013). Utiliza-se como metodologia a análise de conteúdo quantitativa para monitorar os 90 dias que compõem o primeiro turno da campanha eleitoral no Brasil, sendo a análise feita a partir de uma amostra de 803 postagens. Os resultados indicam que a estratégia de mobilização (online eoffline), mesclada com a promoção de agenda, é o que predomina no Facebook. |
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Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos á Presidência em 2014 no FacebookEste artigo faz uma análise das estratégias que os três principais candidatos de 2014 – Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves – empregam nas redes sociais, tomando-se como exemplo o Facebook. A análise tem como ponto de partida os modelos de Figueiredo et al. (1998) e Albuquerque (1999) para a observação das estratégias tradicionais e sugere a inclusão de estratégias tipicamente verificadas na internet (Willians e Gulati, 2013; Bor, 2013; Jensen e Dyrby, 2013). Utiliza-se como metodologia a análise de conteúdo quantitativa para monitorar os 90 dias que compõem o primeiro turno da campanha eleitoral no Brasil, sendo a análise feita a partir de uma amostra de 803 postagens. Os resultados indicam que a estratégia de mobilização (online eoffline), mesclada com a promoção de agenda, é o que predomina no Facebook.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2016-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/8710.21878/compolitica.2015.5.2.87Compolítica; Vol. 5 No. 2 (2015); 75-112Compolítica; v. 5 n. 2 (2015); 75-1122236-478110.21878/compolitica.2015.5.2reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/87/90Copyright (c) 2016 CompolÃticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMassuchin, Michele GoulartTavares, Camilla Quesada2021-07-13T04:58:57Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/87RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:58:57Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false |
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