Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biroli, Flavia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Miguel, Luis Felipe, Mota, Fernanda Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4
Resumo: Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.
id ABPCP-2_a59e0efbf6614421755f2b1cfb883d4a
oai_identifier_str oai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/4
network_acronym_str ABPCP-2
network_name_str Revista Compolítica
repository_id_str
spelling Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoralNeste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política2011-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/410.21878/compolitica.2011.1.1.4Compolítica; Vol. 1 No. 1 (2011); 67 - 90Compolítica; v. 1 n. 1 (2011); 67 - 902236-478110.21878/compolitica.2011.1.1reponame:Revista Compolíticainstname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)instacron:ABPCPporhttps://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4/4Copyright (c) 2017 Compoliticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBiroli, FlaviaMiguel, Luis FelipeMota, Fernanda Ferreira2021-07-13T04:59:35Zoai:ojs2.compolitica.ojsbrasil.com.br:article/4RevistaONGhttp://compolitica.org/revista/index.php/revista/oairevista@compolitica.org2236-47812236-4781opendoar:2021-07-13T04:59:35Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)false
dc.title.none.fl_str_mv Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
spellingShingle Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
Biroli, Flavia
title_short Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_full Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_fullStr Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_full_unstemmed Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
title_sort Mí­dia, eleições e pesquisas de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral
author Biroli, Flavia
author_facet Biroli, Flavia
Miguel, Luis Felipe
Mota, Fernanda Ferreira
author_role author
author2 Miguel, Luis Felipe
Mota, Fernanda Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biroli, Flavia
Miguel, Luis Felipe
Mota, Fernanda Ferreira
description Neste artigo, analisamos a presença das pesquisas de opinião na mídia brasileira, em períodos eleitorais. Para tanto, produzimos um mapeamento da publicação das pesquisas na mídia impressa entre 1989 e 2010, nos períodos correspondentes à campanha nas seis eleições presidenciais que ocorreram nesse intervalo. A análise observa padrões e especificidades na divulgação das pesquisas pelos principais jornais diários e revistas semanais de informação brasileiros no período indicado, com atenção para o destaque assumido pelas pesquisas nos veículos, a forma de apresentação (estratificação, informações metodológicas etc.) e seu peso na definição da cobertura e das formas de atuação da mídia nas disputas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4
10.21878/compolitica.2011.1.1.4
url https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4
identifier_str_mv 10.21878/compolitica.2011.1.1.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/4/4
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Compolitica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política
dc.source.none.fl_str_mv Compolítica; Vol. 1 No. 1 (2011); 67 - 90
Compolítica; v. 1 n. 1 (2011); 67 - 90
2236-4781
10.21878/compolitica.2011.1.1
reponame:Revista Compolítica
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron:ABPCP
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
instacron_str ABPCP
institution ABPCP
reponame_str Revista Compolítica
collection Revista Compolítica
repository.name.fl_str_mv Revista Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica)
repository.mail.fl_str_mv revista@compolitica.org
_version_ 1797049676880412672