Representação política não-eleitoral na perspectiva processual: discursividade e estratégia no debate sobre a educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcêz, Regiane Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maia, Rousiley C.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Compolítica
Texto Completo: https://revista.compolitica.org/index.php/revista/article/view/103
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir a noção de representação política não eleitoral a partir de umaperspectiva comunicacional, com ênfase na processualidade e na discursividade do ato de representar(Saward, 2010). Analisamos o debate sobre qual o melhor modelo de escola para as pessoas surdasbuscando responder o que, quem e o quê se representa. A partir do mapeamento dos representativeclaims (demandas por representação) realizamos uma análise sistêmica dos proferimentos a) de umgrupo fechado de lideranças surdas do Facebook, b) de uma audiência pública do judiciário e c) do GT deEducação da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que a definição dogrupo de representados e a defesa de determinado modelo de escola são fluidas e móveis, a dependerdas audiências, levando em conta a dimensão estratégica quanto a discursiva.
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