O corpo como fonte de autoridade na representação política não eleitoral Um estudo sobre a presença de surdos sinalizantes em discussões relacionadas à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcêz, Regiane Lucas de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/27211
Resumo: O trabalho objetiva analisar os processos de representação política não eleitoral que emergem do debate sobre o melhor modelo de escola para pessoas surdas. Investigamos como fontes de autoridade são acionadas por surdos ou pessoas com deficiência, especialmente aquelas relacionadas à presença física (identidades adscritivas) e à autoafirmação das identidades (autoadscrição). As unidades de análise (claims) foram extraídas de três arenas: de um grupo de lideranças surdas do Facebook, de uma audiência pública do Judiciário e da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que o corpo é uma fonte de autoridade tão importante quanto o discurso, que a língua de sinais revela uma dimensão de intraduzibilidade exposta pela presença e que os aspectos culturais das línguas de sinais promovem rupturas nas dinâmicas convencionais de representação.
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spelling O corpo como fonte de autoridade na representação política não eleitoral Um estudo sobre a presença de surdos sinalizantes em discussões relacionadas à educaçãoEl cuerpo como autoridad en la representación política no electoral: Un estudio sobre la presencia de sordos sinalizantes en las discusiones relacionadas con la educaciónThe body as a source of authority in non electoral political representation: A study on the presence of signaling deaf people in discussions related to educationRepresentação não eleitoralFonte de autoridadeIdentidade adscritivaEducação de surdosSurdosnon-electoral representationsource of authorityascriptive identityeducation of the deafdeaf peoplerepresentación no electoralfuente de autoridadadscriptivo identidadeducación para sordossordosO trabalho objetiva analisar os processos de representação política não eleitoral que emergem do debate sobre o melhor modelo de escola para pessoas surdas. Investigamos como fontes de autoridade são acionadas por surdos ou pessoas com deficiência, especialmente aquelas relacionadas à presença física (identidades adscritivas) e à autoafirmação das identidades (autoadscrição). As unidades de análise (claims) foram extraídas de três arenas: de um grupo de lideranças surdas do Facebook, de uma audiência pública do Judiciário e da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que o corpo é uma fonte de autoridade tão importante quanto o discurso, que a língua de sinais revela uma dimensão de intraduzibilidade exposta pela presença e que os aspectos culturais das línguas de sinais promovem rupturas nas dinâmicas convencionais de representação.El trabajo tiene como objetivo analizar los procesos de representación política no electoral que se desprenden del debate sobre el mejor modelo de escuela para personas sordas. Ha sido investigado como fuentes de autoridad son impulsados por las personas sordas o con discapacidad, especialmente los relacionados con la presencia física (adscritivas identidades) y la autoafirmación de las identidades (autoadscrição). Las unidades de análisis (claims) se extrajeron tres escenarios: un grupo de líderes sordos de Facebook, una audiencia pública del poder judicial y en la Conferencia Nacional de los Derechos de las Personas con Discapacidad. Llegamos a la conclusión de que el cuerpo es una fuente tan importante de la autoridad que el discurso, que el lenguaje de signos revela una dimensión de intraductibilidad expuesta por la presencia y los aspectos culturales de las lenguas de signos promueven roturas en representación dinámica convencional.This paper analyzes processes of non-electoral political representation emerging from the debate about the best school model for deaf people. We investigate how sources of authority are triggered by the deaf or disabled, especially those related to physical presence (ascriptive identities) and self-ascription of identities. The units of analysis (claims) were extracted from three sources: a Facebook group of deaf leaders, a public hearing of the Judiciary, and a National Conference on the Rights of Persons with Disabilities. It concludes that the body is a source of authority as important as speech, sign language reveals an untranslatable dimension exposed by presence, and cultural aspects of sign languages promote ruptures in the conventional dynamics of representation.CLAM/IMS/UERJ2017-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/27211Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 25 (2017); 191-211Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 25 (2017); 191-211Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 25 (2017); 191-2111984-6487reponame:Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/27211/20301Garcêz, Regiane Lucas de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-24T19:01:52Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27211Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedadPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/oaimariaglugones@gmail.com||sexualidadsaludysociedad@gmail.com1984-64871984-6487opendoar:2018-04-24T19:01:52Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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El cuerpo como autoridad en la representación política no electoral: Un estudio sobre la presencia de sordos sinalizantes en las discusiones relacionadas con la educación
The body as a source of authority in non electoral political representation: A study on the presence of signaling deaf people in discussions related to education
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