Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100017 |
Resumo: | RESUMO o presente estudo teve como objetivo identificar a trajetória escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas, da rede estadual no interior do estado de São Paulo. Entre os resultados observa-se a passagem por várias escolas ao longo do processo de escolarização, dificuldades relatadas no decorrer do processo inclusivo, desejo de prosseguir com os estudos. A escola também é vista como uma possibilidade de capacitação para o mercado de trabalho. Conclui-se, ao analisar as trajetórias escolares, que a EJA é vista como a oportunidade de inserção social, seja por meio da formação profissional futura, seja pelo ingresso no mercado de trabalho. No entanto, foram observados desafios presentes para a efetivação da inclusão no contexto da EJA, principalmente relacionada à acessibilidade física e curricular. |
id |
ABPEE-1_0a594cc4e06fa950014e15c266c64655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382018000100017 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino MédioEducação EspecialEducação de Jovens e AdultosEnsino MédioRESUMO o presente estudo teve como objetivo identificar a trajetória escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas, da rede estadual no interior do estado de São Paulo. Entre os resultados observa-se a passagem por várias escolas ao longo do processo de escolarização, dificuldades relatadas no decorrer do processo inclusivo, desejo de prosseguir com os estudos. A escola também é vista como uma possibilidade de capacitação para o mercado de trabalho. Conclui-se, ao analisar as trajetórias escolares, que a EJA é vista como a oportunidade de inserção social, seja por meio da formação profissional futura, seja pelo ingresso no mercado de trabalho. No entanto, foram observados desafios presentes para a efetivação da inclusão no contexto da EJA, principalmente relacionada à acessibilidade física e curricular.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100017Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.1 2018reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382418000100003info:eu-repo/semantics/openAccessLEITE,Graciliana GarciaCAMPOS,Juliane Aparecida de Paula Perezpor2018-04-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382018000100017Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2018-04-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
title |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
spellingShingle |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio LEITE,Graciliana Garcia Educação Especial Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio |
title_short |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
title_full |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
title_fullStr |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
title_sort |
Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio |
author |
LEITE,Graciliana Garcia |
author_facet |
LEITE,Graciliana Garcia CAMPOS,Juliane Aparecida de Paula Perez |
author_role |
author |
author2 |
CAMPOS,Juliane Aparecida de Paula Perez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE,Graciliana Garcia CAMPOS,Juliane Aparecida de Paula Perez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio |
topic |
Educação Especial Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio |
description |
RESUMO o presente estudo teve como objetivo identificar a trajetória escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas, da rede estadual no interior do estado de São Paulo. Entre os resultados observa-se a passagem por várias escolas ao longo do processo de escolarização, dificuldades relatadas no decorrer do processo inclusivo, desejo de prosseguir com os estudos. A escola também é vista como uma possibilidade de capacitação para o mercado de trabalho. Conclui-se, ao analisar as trajetórias escolares, que a EJA é vista como a oportunidade de inserção social, seja por meio da formação profissional futura, seja pelo ingresso no mercado de trabalho. No entanto, foram observados desafios presentes para a efetivação da inclusão no contexto da EJA, principalmente relacionada à acessibilidade física e curricular. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-65382418000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.1 2018 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574315937792 |