História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAZZARINI,Fernanda Squassoni
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ELIAS,Nassim Chamel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100402
Resumo: RESUMO: Histórias Sociais (Social Stories™) são histórias curtas e individualizadas que podem ser usadas para ajudar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na interpretação e na compreensão de situações sociais difíceis, confusas ou novas. Elas são usadas para descrever situações em que um indivíduo possa ter dificuldades em identificar os sinais sociais relevantes ou os comportamentos esperados, além de servir para compreender as consequências de comportar-se de diversas formas. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi examinar artigos sobre Histórias Sociais para determinar as potencialidades e as fragilidades das pesquisas que exploraram o uso dessa intervenção para indivíduos com TEA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 11 artigos. Observou-se, após análise, que, apesar de não ser uma intervenção com muitas publicações no Brasil, sua eficácia é demonstrada nos trabalhos publicados ao redor do mundo, podendo ser aplicada nos contextos escolar e clínico brasileiro. Os resultados indicaram modificações relevantes de comportamento para participantes com TEA de diversas idades e em differentes ambientes, mas um único comportamento por vez é alvo da intervenção.
id ABPEE-1_0a6fdbd4f3b3c9338838df9d9bd86b49
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382022000100402
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling História Social™ e Autismo: uma Revisão de LiteraturaEducação EspecialHistória SocialAutismoRESUMO: Histórias Sociais (Social Stories™) são histórias curtas e individualizadas que podem ser usadas para ajudar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na interpretação e na compreensão de situações sociais difíceis, confusas ou novas. Elas são usadas para descrever situações em que um indivíduo possa ter dificuldades em identificar os sinais sociais relevantes ou os comportamentos esperados, além de servir para compreender as consequências de comportar-se de diversas formas. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi examinar artigos sobre Histórias Sociais para determinar as potencialidades e as fragilidades das pesquisas que exploraram o uso dessa intervenção para indivíduos com TEA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 11 artigos. Observou-se, após análise, que, apesar de não ser uma intervenção com muitas publicações no Brasil, sua eficácia é demonstrada nos trabalhos publicados ao redor do mundo, podendo ser aplicada nos contextos escolar e clínico brasileiro. Os resultados indicaram modificações relevantes de comportamento para participantes com TEA de diversas idades e em differentes ambientes, mas um único comportamento por vez é alvo da intervenção.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100402Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0017info:eu-repo/semantics/openAccessLAZZARINI,Fernanda SquassoniELIAS,Nassim Chamelpor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100402Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-08-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
title História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
spellingShingle História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
LAZZARINI,Fernanda Squassoni
Educação Especial
História Social
Autismo
title_short História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
title_full História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
title_fullStr História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
title_full_unstemmed História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
title_sort História Social™ e Autismo: uma Revisão de Literatura
author LAZZARINI,Fernanda Squassoni
author_facet LAZZARINI,Fernanda Squassoni
ELIAS,Nassim Chamel
author_role author
author2 ELIAS,Nassim Chamel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAZZARINI,Fernanda Squassoni
ELIAS,Nassim Chamel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
História Social
Autismo
topic Educação Especial
História Social
Autismo
description RESUMO: Histórias Sociais (Social Stories™) são histórias curtas e individualizadas que podem ser usadas para ajudar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na interpretação e na compreensão de situações sociais difíceis, confusas ou novas. Elas são usadas para descrever situações em que um indivíduo possa ter dificuldades em identificar os sinais sociais relevantes ou os comportamentos esperados, além de servir para compreender as consequências de comportar-se de diversas formas. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi examinar artigos sobre Histórias Sociais para determinar as potencialidades e as fragilidades das pesquisas que exploraram o uso dessa intervenção para indivíduos com TEA. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 11 artigos. Observou-se, após análise, que, apesar de não ser uma intervenção com muitas publicações no Brasil, sua eficácia é demonstrada nos trabalhos publicados ao redor do mundo, podendo ser aplicada nos contextos escolar e clínico brasileiro. Os resultados indicaram modificações relevantes de comportamento para participantes com TEA de diversas idades e em differentes ambientes, mas um único comportamento por vez é alvo da intervenção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100402
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702022v28e0017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575164235776