Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA,Layse Maria dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BANDINI,Carmen Silvia Motta, BANDINI,Heloisa Helena Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100310
Resumo: RESUMO: Neste trabalho, propôs-se a adaptar um instrumento para ensinar consciência fonológica (CF) a crianças com Paralisia Cerebral (PC). PC consiste em um grupo de desordens do movimento e da postura, que pode estar associado a déficits cognitivos, de interação e de linguagem, comprometendo a independência funcional do indivíduo, tanto na modalidade oral quanto na escrita. A literatura afirma que, vocabulário, memória fonológica e CF são consideradas habilidades preditoras e necessárias à aquisição e ao desempenho em leitura e escrita. Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de PC e dois juízes especialistas. O estudo foi dividido em quatro etapas: a) análise e adaptação do instrumento Alfabetização: Método Fônico; b) análise de juízes especialistas; c) estudo piloto com pré e pós teste de CF e leitura; e d) versão final do instrumento. Foram adaptadas 63 atividades, levando em consideração o perfil da população, a análise dos juízes e a aplicação a um grupo clínico. Os participantes conseguiram compreender e executar o treino em 26 das 33 atividades. Todos mostraram melhora nos escores quando comparados pré e pós testes. Diante disso, o instrumento mostrou-se adequado à população após a adaptação e mostrou-se fiel ao ensino proposto pelo instrumento original.
id ABPEE-1_0d407a3ccf8f5e05c8ee6863b6990868
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382021000100310
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia CerebralParalisia cerebralConsciência fonológicaEducação EspecialLeituraRESUMO: Neste trabalho, propôs-se a adaptar um instrumento para ensinar consciência fonológica (CF) a crianças com Paralisia Cerebral (PC). PC consiste em um grupo de desordens do movimento e da postura, que pode estar associado a déficits cognitivos, de interação e de linguagem, comprometendo a independência funcional do indivíduo, tanto na modalidade oral quanto na escrita. A literatura afirma que, vocabulário, memória fonológica e CF são consideradas habilidades preditoras e necessárias à aquisição e ao desempenho em leitura e escrita. Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de PC e dois juízes especialistas. O estudo foi dividido em quatro etapas: a) análise e adaptação do instrumento Alfabetização: Método Fônico; b) análise de juízes especialistas; c) estudo piloto com pré e pós teste de CF e leitura; e d) versão final do instrumento. Foram adaptadas 63 atividades, levando em consideração o perfil da população, a análise dos juízes e a aplicação a um grupo clínico. Os participantes conseguiram compreender e executar o treino em 26 das 33 atividades. Todos mostraram melhora nos escores quando comparados pré e pós testes. Diante disso, o instrumento mostrou-se adequado à população após a adaptação e mostrou-se fiel ao ensino proposto pelo instrumento original.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100310Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0115info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA,Layse Maria dos SantosBANDINI,Carmen Silvia MottaBANDINI,Heloisa Helena Mottapor2021-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100310Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-03-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
title Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
spellingShingle Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
FERREIRA,Layse Maria dos Santos
Paralisia cerebral
Consciência fonológica
Educação Especial
Leitura
title_short Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
title_full Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
title_fullStr Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
title_sort Adaptação de um Programa de Ensino de Consciência Fonológica para Crianças com Paralisia Cerebral
author FERREIRA,Layse Maria dos Santos
author_facet FERREIRA,Layse Maria dos Santos
BANDINI,Carmen Silvia Motta
BANDINI,Heloisa Helena Motta
author_role author
author2 BANDINI,Carmen Silvia Motta
BANDINI,Heloisa Helena Motta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA,Layse Maria dos Santos
BANDINI,Carmen Silvia Motta
BANDINI,Heloisa Helena Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
Consciência fonológica
Educação Especial
Leitura
topic Paralisia cerebral
Consciência fonológica
Educação Especial
Leitura
description RESUMO: Neste trabalho, propôs-se a adaptar um instrumento para ensinar consciência fonológica (CF) a crianças com Paralisia Cerebral (PC). PC consiste em um grupo de desordens do movimento e da postura, que pode estar associado a déficits cognitivos, de interação e de linguagem, comprometendo a independência funcional do indivíduo, tanto na modalidade oral quanto na escrita. A literatura afirma que, vocabulário, memória fonológica e CF são consideradas habilidades preditoras e necessárias à aquisição e ao desempenho em leitura e escrita. Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de PC e dois juízes especialistas. O estudo foi dividido em quatro etapas: a) análise e adaptação do instrumento Alfabetização: Método Fônico; b) análise de juízes especialistas; c) estudo piloto com pré e pós teste de CF e leitura; e d) versão final do instrumento. Foram adaptadas 63 atividades, levando em consideração o perfil da população, a análise dos juízes e a aplicação a um grupo clínico. Os participantes conseguiram compreender e executar o treino em 26 das 33 atividades. Todos mostraram melhora nos escores quando comparados pré e pós testes. Diante disso, o instrumento mostrou-se adequado à população após a adaptação e mostrou-se fiel ao ensino proposto pelo instrumento original.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100310
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702021v27e0115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574824497152