Habilidades de consciência fonológica promovidas pelo ensino de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Pauliana do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Postalli,Lidia Maria Marson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100324
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi verificar o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica a partir da aquisição de leitura e escrita em crianças empregando um programa informatizado de ensino de leitura e escrita. Três alunos com dificuldade de aprendizagem, matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, participaram da pesquisa. Foi utilizado um delineamento de pré e pós-teste, empregando a Prova de Consciência Fonológica (PCF) e o Diagnóstico de Leitura e Escrita (DLE) antes e após a realização do Módulo 1 do currículo Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos. Os resultados mostraram que os três participantes completaram o programa de ensino, demonstrando melhora no repertório de leitura e de escrita. Na PCF, os participantes apresentaram melhora no desempenho de rima, aliteração e nas habilidades silábicas; mas não apresentaram melhora consistente nas habilidades fonêmicas. A partir dos resultados verifica-se a necessidade do desenvolvimento e aprimoramento de procedimentos para o ensino das habilidades de consciência fonológica, principalmente, as habilidades fonêmicas.
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