Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guioti,Tiago Del Tedesco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Toledo,Eliana de, Scaglia,Alcides José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004
Resumo: a prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte.
id ABPEE-1_0e7a37ca8469b7c47f2807680bde7398
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382014000300004
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporteEducação EspecialProposta CurricularSocializaçãoEsporte para Deficientesa prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000300004info:eu-repo/semantics/openAccessGuioti,Tiago Del TedescoToledo,Eliana deScaglia,Alcides Josépor2014-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000300004Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-10-21T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
title Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
spellingShingle Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
Guioti,Tiago Del Tedesco
Educação Especial
Proposta Curricular
Socialização
Esporte para Deficientes
title_short Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
title_full Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
title_fullStr Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
title_full_unstemmed Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
title_sort Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
author Guioti,Tiago Del Tedesco
author_facet Guioti,Tiago Del Tedesco
Toledo,Eliana de
Scaglia,Alcides José
author_role author
author2 Toledo,Eliana de
Scaglia,Alcides José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guioti,Tiago Del Tedesco
Toledo,Eliana de
Scaglia,Alcides José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Proposta Curricular
Socialização
Esporte para Deficientes
topic Educação Especial
Proposta Curricular
Socialização
Esporte para Deficientes
description a prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382014000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573852467200