Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004 |
Resumo: | a prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte. |
id |
ABPEE-1_0e7a37ca8469b7c47f2807680bde7398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382014000300004 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporteEducação EspecialProposta CurricularSocializaçãoEsporte para Deficientesa prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000300004info:eu-repo/semantics/openAccessGuioti,Tiago Del TedescoToledo,Eliana deScaglia,Alcides Josépor2014-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000300004Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2014-10-21T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
title |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
spellingShingle |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte Guioti,Tiago Del Tedesco Educação Especial Proposta Curricular Socialização Esporte para Deficientes |
title_short |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
title_full |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
title_fullStr |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
title_full_unstemmed |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
title_sort |
Esportes de raquete para deficientes intelectuais leves: uma proposta fundamentada na pedagogia do esporte |
author |
Guioti,Tiago Del Tedesco |
author_facet |
Guioti,Tiago Del Tedesco Toledo,Eliana de Scaglia,Alcides José |
author_role |
author |
author2 |
Toledo,Eliana de Scaglia,Alcides José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guioti,Tiago Del Tedesco Toledo,Eliana de Scaglia,Alcides José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Proposta Curricular Socialização Esporte para Deficientes |
topic |
Educação Especial Proposta Curricular Socialização Esporte para Deficientes |
description |
a prática dos esportes de raquetes ainda parece ser inexistente em diferentes instituições brasileiras de ensino, formais e não formais, e não são oportunizadas para pessoas com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste trabalho é ofertar uma proposta pedagógica para a vivência destes esportes para alunos com deficiência intelectual leve. A proposta fundamentou-se em princípios como normalização, socialização e da diminuição do sentimento de preconceito. Ela está composta por itens descritos no manuscrito, que ser referem desde a apresentação desse esporte para os alunos até a consecução das atividades a serem desenvolvidas. Conclui-se que a proposta pedagógica é uma aproximação entre os esportes de raquete e alunos com deficiência intelectual, e que está alicerçada nas prerrogativas da Pedagogia do Esporte. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382014000300004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.3 2014 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573852467200 |