A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200201 |
Resumo: | RESUMO: este texto tem como objetivo apresentar considerações sobre as transformações dos processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. A partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, sobre as ementas curriculares do curso em diferentes períodos (1984, 1987, 2004 e 2008), observa-se uma significativa transformação nos modos de compreender a formação dos professores de educação especial, a partir da proposição de documentos e legislações referentes à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Há, na análise dos currículos do curso, uma significativa redução das disciplinas de caráter político-pedagógico e das disciplinas consideradas da área da saúde e, como contraponto, um acréscimo significativo de disciplinas de caráter metodológico na formação desses professores. Conclui-se que há uma reconfiguração na formação dos professores de Educação Especial que os habilita a atender às diferentes demandas do proposto sistema educacional inclusivo: em um contexto profissional alargado, com restrita formação político-pedagógica e entendidos como professores generalistas, com múltiplas práticas em contextos multifuncionais. |
id |
ABPEE-1_13c874db65e0fac42445f870538fa2b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382017000200201 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação DocenteEducação EspecialFormação de ProfessoresEpistemologia da EducaçãoRESUMO: este texto tem como objetivo apresentar considerações sobre as transformações dos processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. A partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, sobre as ementas curriculares do curso em diferentes períodos (1984, 1987, 2004 e 2008), observa-se uma significativa transformação nos modos de compreender a formação dos professores de educação especial, a partir da proposição de documentos e legislações referentes à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Há, na análise dos currículos do curso, uma significativa redução das disciplinas de caráter político-pedagógico e das disciplinas consideradas da área da saúde e, como contraponto, um acréscimo significativo de disciplinas de caráter metodológico na formação desses professores. Conclui-se que há uma reconfiguração na formação dos professores de Educação Especial que os habilita a atender às diferentes demandas do proposto sistema educacional inclusivo: em um contexto profissional alargado, com restrita formação político-pedagógica e entendidos como professores generalistas, com múltiplas práticas em contextos multifuncionais.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200201Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.2 2017reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382317000200004info:eu-repo/semantics/openAccessTHESING,Mariana Luzia CorrêaCOSTAS,Fabiane Adela Tonettopor2017-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382017000200201Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2017-07-03T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
title |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
spellingShingle |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente THESING,Mariana Luzia Corrêa Educação Especial Formação de Professores Epistemologia da Educação |
title_short |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
title_full |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
title_fullStr |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
title_full_unstemmed |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
title_sort |
A Epistemologia na Formação de Professores de Educação Especial: Ensaio sobre a Formação Docente |
author |
THESING,Mariana Luzia Corrêa |
author_facet |
THESING,Mariana Luzia Corrêa COSTAS,Fabiane Adela Tonetto |
author_role |
author |
author2 |
COSTAS,Fabiane Adela Tonetto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
THESING,Mariana Luzia Corrêa COSTAS,Fabiane Adela Tonetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Formação de Professores Epistemologia da Educação |
topic |
Educação Especial Formação de Professores Epistemologia da Educação |
description |
RESUMO: este texto tem como objetivo apresentar considerações sobre as transformações dos processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. A partir de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, sobre as ementas curriculares do curso em diferentes períodos (1984, 1987, 2004 e 2008), observa-se uma significativa transformação nos modos de compreender a formação dos professores de educação especial, a partir da proposição de documentos e legislações referentes à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Há, na análise dos currículos do curso, uma significativa redução das disciplinas de caráter político-pedagógico e das disciplinas consideradas da área da saúde e, como contraponto, um acréscimo significativo de disciplinas de caráter metodológico na formação desses professores. Conclui-se que há uma reconfiguração na formação dos professores de Educação Especial que os habilita a atender às diferentes demandas do proposto sistema educacional inclusivo: em um contexto profissional alargado, com restrita formação político-pedagógica e entendidos como professores generalistas, com múltiplas práticas em contextos multifuncionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200201 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-65382317000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.23 n.2 2017 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574267703296 |