TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zart, Laudemir Luiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591
Resumo: o texto é resultado do projeto de pesquisa: “Concepção de Educação entre os/as Acadêmicos - Licenciaturas da Universidade do Estado de M ato Grosso” desenvolvido na Universidade do Estado de M ato Grosso e que tem como referência a busca das significações e das concepções de educação dos (as) educandos (as) dos cursos de licenciatura. Temos como pressuposto teórico e metodológico que as expressões elucidam tendências epistemológicas e sociopolíticas, demonstrando possibilidades de atitudes que podem se estender de uma referência conservadora, mantenedora das estruturas sócio-econômicas e mentais existentes, até a problematização e as ações transformadoras dos contextos históricos vivenciados pelos sujeitos sociais e cognoscentes.
id UNEMAT-5_ae751c9c268a33c2531ace2c2cea16a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3591
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)educaçãotendências epistemológicas e sociopolíticasformação de professores (as).o texto é resultado do projeto de pesquisa: “Concepção de Educação entre os/as Acadêmicos - Licenciaturas da Universidade do Estado de M ato Grosso” desenvolvido na Universidade do Estado de M ato Grosso e que tem como referência a busca das significações e das concepções de educação dos (as) educandos (as) dos cursos de licenciatura. Temos como pressuposto teórico e metodológico que as expressões elucidam tendências epistemológicas e sociopolíticas, demonstrando possibilidades de atitudes que podem se estender de uma referência conservadora, mantenedora das estruturas sócio-econômicas e mentais existentes, até a problematização e as ações transformadoras dos contextos históricos vivenciados pelos sujeitos sociais e cognoscentes.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 11-342178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591/2879Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZart, Laudemir Luiz2021-07-05T10:46:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3591Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:46:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
title TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
spellingShingle TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
Zart, Laudemir Luiz
educação
tendências epistemológicas e sociopolíticas
formação de professores (as).
title_short TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
title_full TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
title_fullStr TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
title_full_unstemmed TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
title_sort TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)
author Zart, Laudemir Luiz
author_facet Zart, Laudemir Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zart, Laudemir Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv educação
tendências epistemológicas e sociopolíticas
formação de professores (as).
topic educação
tendências epistemológicas e sociopolíticas
formação de professores (as).
description o texto é resultado do projeto de pesquisa: “Concepção de Educação entre os/as Acadêmicos - Licenciaturas da Universidade do Estado de M ato Grosso” desenvolvido na Universidade do Estado de M ato Grosso e que tem como referência a busca das significações e das concepções de educação dos (as) educandos (as) dos cursos de licenciatura. Temos como pressuposto teórico e metodológico que as expressões elucidam tendências epistemológicas e sociopolíticas, demonstrando possibilidades de atitudes que podem se estender de uma referência conservadora, mantenedora das estruturas sócio-econômicas e mentais existentes, até a problematização e as ações transformadoras dos contextos históricos vivenciados pelos sujeitos sociais e cognoscentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591/2879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 9 n. 1 (2008): (JAN/JUN); 11-34
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459460505600