Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual

Bibliographic Details
Main Author: FERREIRA,Naidson Clayr Santos
Publication Date: 2022
Other Authors: ALMEIDA,Maria Amelia
Format: Article
Language: por
Source: Revista brasileira de educação especial (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100310
Summary: RESUMO: Este estudo teve por objetivo avaliar um programa de formação em informática para professores que atendem a alunos com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivos específicos: contribuir para a apropriação de conhecimento teórico e prático, por parte de professores sobre deficiência visual; propiciar aos professores formação para operar o computador usando as funções básicas dos principais produtos, tais como sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, aplicativos de apresentação, Internet; possibilitar aos professores formação para a utilização de softwares para a construção de materiais acessíveis, ampliadores de telas e leitores de telas, no atendimento de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo 12 professoras, a saber: uma professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – campus Guanambi; e dez professoras da Rede Municipal de Ensino de Guanambi; e uma professora da Rede Municipal Ensino de Caetité, Bahia. O local de coleta de dados foi o IF Baiano – campus Guanambi. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário inicial de caracterização e de nível de conhecimento em informática; pré e pós-testes dos módulos. Os resultados mostraram que a pesquisa contribuiu com o processo de aprendizagem das professoras no sentido de operar o computador. Também habilitou as professoras para a utilização de softwares na construção de materiais acessíveis, bem como o emprego dos softwares ampliadores e leitores de tela.
id ABPEE-1_1b4f41c9fd62080b717ab33afe35effa
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382022000100310
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência VisualEducação EspecialDeficiência visualFormação docenteInformáticaRESUMO: Este estudo teve por objetivo avaliar um programa de formação em informática para professores que atendem a alunos com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivos específicos: contribuir para a apropriação de conhecimento teórico e prático, por parte de professores sobre deficiência visual; propiciar aos professores formação para operar o computador usando as funções básicas dos principais produtos, tais como sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, aplicativos de apresentação, Internet; possibilitar aos professores formação para a utilização de softwares para a construção de materiais acessíveis, ampliadores de telas e leitores de telas, no atendimento de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo 12 professoras, a saber: uma professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – campus Guanambi; e dez professoras da Rede Municipal de Ensino de Guanambi; e uma professora da Rede Municipal Ensino de Caetité, Bahia. O local de coleta de dados foi o IF Baiano – campus Guanambi. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário inicial de caracterização e de nível de conhecimento em informática; pré e pós-testes dos módulos. Os resultados mostraram que a pesquisa contribuiu com o processo de aprendizagem das professoras no sentido de operar o computador. Também habilitou as professoras para a utilização de softwares na construção de materiais acessíveis, bem como o emprego dos softwares ampliadores e leitores de tela.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100310Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702022v28e0102info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA,Naidson Clayr SantosALMEIDA,Maria Ameliapor2022-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382022000100310Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2022-08-24T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
title Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
spellingShingle Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
FERREIRA,Naidson Clayr Santos
Educação Especial
Deficiência visual
Formação docente
Informática
title_short Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
title_full Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
title_fullStr Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
title_full_unstemmed Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
title_sort Programa de Formação em Informática para Professores no Atendimento de Alunos com Deficiência Visual
author FERREIRA,Naidson Clayr Santos
author_facet FERREIRA,Naidson Clayr Santos
ALMEIDA,Maria Amelia
author_role author
author2 ALMEIDA,Maria Amelia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA,Naidson Clayr Santos
ALMEIDA,Maria Amelia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Deficiência visual
Formação docente
Informática
topic Educação Especial
Deficiência visual
Formação docente
Informática
description RESUMO: Este estudo teve por objetivo avaliar um programa de formação em informática para professores que atendem a alunos com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivos específicos: contribuir para a apropriação de conhecimento teórico e prático, por parte de professores sobre deficiência visual; propiciar aos professores formação para operar o computador usando as funções básicas dos principais produtos, tais como sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, aplicativos de apresentação, Internet; possibilitar aos professores formação para a utilização de softwares para a construção de materiais acessíveis, ampliadores de telas e leitores de telas, no atendimento de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo 12 professoras, a saber: uma professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – campus Guanambi; e dez professoras da Rede Municipal de Ensino de Guanambi; e uma professora da Rede Municipal Ensino de Caetité, Bahia. O local de coleta de dados foi o IF Baiano – campus Guanambi. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário inicial de caracterização e de nível de conhecimento em informática; pré e pós-testes dos módulos. Os resultados mostraram que a pesquisa contribuiu com o processo de aprendizagem das professoras no sentido de operar o computador. Também habilitou as professoras para a utilização de softwares na construção de materiais acessíveis, bem como o emprego dos softwares ampliadores e leitores de tela.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100310
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382022000100310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702022v28e0102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.28 2022
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575135924224