Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas,Denise Cintra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ferreira,Léslie Piccolotto, Viola,Izabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100017
Resumo: O objetivo deste relato de caso foi investigar o sentido atribuído à voz de professores especializados na área de deficiência visual e sua prática em sala de aula. Participaram oito professoras, divididas em três grupos: quatro videntes, duas com visão subnormal e duas professoras cegas. Foram realizadas entrevistas individuais, com todas as participantes, que responderam a seis perguntas semidirecionadas, previamente elaboradas, que abordaram o tema da comunicação entre professor especializado e o aluno com deficiência visual, no ambiente de sala de aula. Depois de transcritas e analisadas, foram estabelecidas três categorias de respostas: o trabalho da professora, vivência diária, e apoios necessários. A atuação pedagógica subsidia-se nos princípios de fornecer todos os possíveis detalhes e informações a respeito do conteúdo, adaptar materiais, orientar quanto à mobilidade, entre outros, por meio dos recursos vocais e corporais. A importância da voz para o desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual foi explicitada nos relatos que a consideram essencial para a convivência no contexto social e escolar. Observou-se a importância da interação, em sala de aula, favorecida pelos recursos vocais e corporais, tanto das professoras quanto dos alunos, para haver uma comunicação mais clara e objetiva. O sentido atribuído à voz, de acordo com as participantes, contribuiu para reconhecê-la como principal meio de comunicação com seus alunos.
id SBF-5_5bd5be99c44a9abc87e8dc6c738614f5
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342012000100017
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da vozVozDocentesPortadores de deficiência visualEducação especialSaúde públicaO objetivo deste relato de caso foi investigar o sentido atribuído à voz de professores especializados na área de deficiência visual e sua prática em sala de aula. Participaram oito professoras, divididas em três grupos: quatro videntes, duas com visão subnormal e duas professoras cegas. Foram realizadas entrevistas individuais, com todas as participantes, que responderam a seis perguntas semidirecionadas, previamente elaboradas, que abordaram o tema da comunicação entre professor especializado e o aluno com deficiência visual, no ambiente de sala de aula. Depois de transcritas e analisadas, foram estabelecidas três categorias de respostas: o trabalho da professora, vivência diária, e apoios necessários. A atuação pedagógica subsidia-se nos princípios de fornecer todos os possíveis detalhes e informações a respeito do conteúdo, adaptar materiais, orientar quanto à mobilidade, entre outros, por meio dos recursos vocais e corporais. A importância da voz para o desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual foi explicitada nos relatos que a consideram essencial para a convivência no contexto social e escolar. Observou-se a importância da interação, em sala de aula, favorecida pelos recursos vocais e corporais, tanto das professoras quanto dos alunos, para haver uma comunicação mais clara e objetiva. O sentido atribuído à voz, de acordo com as participantes, contribuiu para reconhecê-la como principal meio de comunicação com seus alunos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100017Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.1 2012reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342012000100017info:eu-repo/semantics/openAccessVillas Boas,Denise CintraFerreira,Léslie PiccolottoViola,Izabel Cristinapor2012-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342012000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2012-03-02T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
title Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
spellingShingle Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
Villas Boas,Denise Cintra
Voz
Docentes
Portadores de deficiência visual
Educação especial
Saúde pública
title_short Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
title_full Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
title_fullStr Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
title_full_unstemmed Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
title_sort Professor especializado na área da deficiência visual: os sentidos da voz
author Villas Boas,Denise Cintra
author_facet Villas Boas,Denise Cintra
Ferreira,Léslie Piccolotto
Viola,Izabel Cristina
author_role author
author2 Ferreira,Léslie Piccolotto
Viola,Izabel Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas,Denise Cintra
Ferreira,Léslie Piccolotto
Viola,Izabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Docentes
Portadores de deficiência visual
Educação especial
Saúde pública
topic Voz
Docentes
Portadores de deficiência visual
Educação especial
Saúde pública
description O objetivo deste relato de caso foi investigar o sentido atribuído à voz de professores especializados na área de deficiência visual e sua prática em sala de aula. Participaram oito professoras, divididas em três grupos: quatro videntes, duas com visão subnormal e duas professoras cegas. Foram realizadas entrevistas individuais, com todas as participantes, que responderam a seis perguntas semidirecionadas, previamente elaboradas, que abordaram o tema da comunicação entre professor especializado e o aluno com deficiência visual, no ambiente de sala de aula. Depois de transcritas e analisadas, foram estabelecidas três categorias de respostas: o trabalho da professora, vivência diária, e apoios necessários. A atuação pedagógica subsidia-se nos princípios de fornecer todos os possíveis detalhes e informações a respeito do conteúdo, adaptar materiais, orientar quanto à mobilidade, entre outros, por meio dos recursos vocais e corporais. A importância da voz para o desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual foi explicitada nos relatos que a consideram essencial para a convivência no contexto social e escolar. Observou-se a importância da interação, em sala de aula, favorecida pelos recursos vocais e corporais, tanto das professoras quanto dos alunos, para haver uma comunicação mais clara e objetiva. O sentido atribuído à voz, de acordo com as participantes, contribuiu para reconhecê-la como principal meio de comunicação com seus alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342012000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.1 2012
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021339222016