Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387 |
Resumo: | RESUMO Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos. |
id |
ABPEE-1_1ca0cd9f7624d348cc78d420e5a25b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382020000300387 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de MelhoramentoAluno com deficiênciaEnsino SuperiorCaracterísticas socioeconômicas e acadêmicasRESUMO Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-07-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0087info:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA,Rosamaria ReoFACIOLA,Rosana AssefPONTES,Fernando Augusto RamosRAMOS,Maély Ferreira HolandaSILVA,Simone Souza da Costapor2020-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000300387Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-08-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
title |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
spellingShingle |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento PEREIRA,Rosamaria Reo Aluno com deficiência Ensino Superior Características socioeconômicas e acadêmicas |
title_short |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
title_full |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
title_fullStr |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
title_full_unstemmed |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
title_sort |
Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento |
author |
PEREIRA,Rosamaria Reo |
author_facet |
PEREIRA,Rosamaria Reo FACIOLA,Rosana Assef PONTES,Fernando Augusto Ramos RAMOS,Maély Ferreira Holanda SILVA,Simone Souza da Costa |
author_role |
author |
author2 |
FACIOLA,Rosana Assef PONTES,Fernando Augusto Ramos RAMOS,Maély Ferreira Holanda SILVA,Simone Souza da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA,Rosamaria Reo FACIOLA,Rosana Assef PONTES,Fernando Augusto Ramos RAMOS,Maély Ferreira Holanda SILVA,Simone Souza da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno com deficiência Ensino Superior Características socioeconômicas e acadêmicas |
topic |
Aluno com deficiência Ensino Superior Características socioeconômicas e acadêmicas |
description |
RESUMO Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1980-54702020v26e0087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212574761582592 |