Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA,Rosamaria Reo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: FACIOLA,Rosana Assef, PONTES,Fernando Augusto Ramos, RAMOS,Maély Ferreira Holanda, SILVA,Simone Souza da Costa
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387
Resumo: RESUMO Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos.
id ABPEE-1_1ca0cd9f7624d348cc78d420e5a25b24
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382020000300387
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de MelhoramentoAluno com deficiênciaEnsino SuperiorCaracterísticas socioeconômicas e acadêmicasRESUMO Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2020-07-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702020v26e0087info:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA,Rosamaria ReoFACIOLA,Rosana AssefPONTES,Fernando Augusto RamosRAMOS,Maély Ferreira HolandaSILVA,Simone Souza da Costapor2020-08-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382020000300387Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2020-08-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
title Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
spellingShingle Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
PEREIRA,Rosamaria Reo
Aluno com deficiência
Ensino Superior
Características socioeconômicas e acadêmicas
title_short Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
title_full Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
title_fullStr Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
title_full_unstemmed Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
title_sort Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento
author PEREIRA,Rosamaria Reo
author_facet PEREIRA,Rosamaria Reo
FACIOLA,Rosana Assef
PONTES,Fernando Augusto Ramos
RAMOS,Maély Ferreira Holanda
SILVA,Simone Souza da Costa
author_role author
author2 FACIOLA,Rosana Assef
PONTES,Fernando Augusto Ramos
RAMOS,Maély Ferreira Holanda
SILVA,Simone Souza da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA,Rosamaria Reo
FACIOLA,Rosana Assef
PONTES,Fernando Augusto Ramos
RAMOS,Maély Ferreira Holanda
SILVA,Simone Souza da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno com deficiência
Ensino Superior
Características socioeconômicas e acadêmicas
topic Aluno com deficiência
Ensino Superior
Características socioeconômicas e acadêmicas
description RESUMO Este estudo identificou as características socioeconômicas e acadêmicas de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará (UFPA), suas dificuldades e sugestões de melhoramento das acessibilidades. Cinquenta alunos responderam ao questionário socioeconômico e foram analisados por meio da estatística descritiva. A oferta de cotas, o suporte acadêmico no momento do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e a não evasão e repetência foram ações facilitadoras que contribuíram para a permanência desses alunos no Campus. A UFPA necessita investir em pesquisa, monitoria e extensão, planejar ações de apoio financeiro voltadas a suprir as necessidades físicas e materiais e melhorar as condições da acessibilidade arquitetônica. Conhecimento apropriado pode patrocinar o planejamento de ações afirmativas que favoreça a inclusão e o bem-estar desses alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000300387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702020v26e0087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.26 n.3 2020
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574761582592