Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Rosamaria Reo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Simone Souza da Costa, Faciola,Rosana Assef, Pontes,Fernando Augusto Ramos, Ramos,Maély Ferreira Holanda, Ramos,Edson Marcos Leal Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114
Resumo: Resumo: Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior.
id CFP-1_da54e5ab1bac41c39661805599b960eb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000100114
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPAEstresseResiliênciaEstudante com DeficiênciaTranstorno Funcional EspecíficoEnsino SuperiorResumo: Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003180093info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Rosamaria ReoSilva,Simone Souza da CostaFaciola,Rosana AssefPontes,Fernando Augusto RamosRamos,Maély Ferreira HolandaRamos,Edson Marcos Leal Soarespor2019-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100114Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-05-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
title Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
spellingShingle Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
Pereira,Rosamaria Reo
Estresse
Resiliência
Estudante com Deficiência
Transtorno Funcional Específico
Ensino Superior
title_short Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
title_full Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
title_fullStr Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
title_full_unstemmed Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
title_sort Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
author Pereira,Rosamaria Reo
author_facet Pereira,Rosamaria Reo
Silva,Simone Souza da Costa
Faciola,Rosana Assef
Pontes,Fernando Augusto Ramos
Ramos,Maély Ferreira Holanda
Ramos,Edson Marcos Leal Soares
author_role author
author2 Silva,Simone Souza da Costa
Faciola,Rosana Assef
Pontes,Fernando Augusto Ramos
Ramos,Maély Ferreira Holanda
Ramos,Edson Marcos Leal Soares
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Rosamaria Reo
Silva,Simone Souza da Costa
Faciola,Rosana Assef
Pontes,Fernando Augusto Ramos
Ramos,Maély Ferreira Holanda
Ramos,Edson Marcos Leal Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Resiliência
Estudante com Deficiência
Transtorno Funcional Específico
Ensino Superior
topic Estresse
Resiliência
Estudante com Deficiência
Transtorno Funcional Específico
Ensino Superior
description Resumo: Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003180093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431681789952