Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114 |
Resumo: | Resumo: Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior. |
id |
CFP-1_da54e5ab1bac41c39661805599b960eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932019000100114 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPAEstresseResiliênciaEstudante com DeficiênciaTranstorno Funcional EspecíficoEnsino SuperiorResumo: Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003180093info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Rosamaria ReoSilva,Simone Souza da CostaFaciola,Rosana AssefPontes,Fernando Augusto RamosRamos,Maély Ferreira HolandaRamos,Edson Marcos Leal Soarespor2019-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100114Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-05-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
title |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
spellingShingle |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA Pereira,Rosamaria Reo Estresse Resiliência Estudante com Deficiência Transtorno Funcional Específico Ensino Superior |
title_short |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
title_full |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
title_fullStr |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
title_full_unstemmed |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
title_sort |
Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA |
author |
Pereira,Rosamaria Reo |
author_facet |
Pereira,Rosamaria Reo Silva,Simone Souza da Costa Faciola,Rosana Assef Pontes,Fernando Augusto Ramos Ramos,Maély Ferreira Holanda Ramos,Edson Marcos Leal Soares |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Simone Souza da Costa Faciola,Rosana Assef Pontes,Fernando Augusto Ramos Ramos,Maély Ferreira Holanda Ramos,Edson Marcos Leal Soares |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Rosamaria Reo Silva,Simone Souza da Costa Faciola,Rosana Assef Pontes,Fernando Augusto Ramos Ramos,Maély Ferreira Holanda Ramos,Edson Marcos Leal Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse Resiliência Estudante com Deficiência Transtorno Funcional Específico Ensino Superior |
topic |
Estresse Resiliência Estudante com Deficiência Transtorno Funcional Específico Ensino Superior |
description |
Resumo: Poucos são os pesquisadores que tratam da presença do estresse e da resiliência em alunos com deficiência e com Transtornos Funcionais Específicos no ensino superior, o que sinaliza a necessidade dessas duas temáticas serem mais estudadas e melhor compreendidas no ambiente universitário. A presente pesquisa visou descrever as características sociodemográficas e acadêmicas de 50 estudantes universitários participantes da pesquisa e correlacioná-las com os níveis de estresse e de resiliência. Os instrumentos utilizados foram um questionário semiestruturado e duas escalas: Escala de Estresse Percebido e Escala de Resiliência. Os resultados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica estatística exploratória. Os resultados apontaram que alunos com níveis elevados de estresse têm níveis moderados e baixos de resiliência. A partir desse resultado, concluiu-se a necessidade de desenvolvimento de programas que visem à manutenção de estratégias eficazes de enfrentamento diante de situações adversas dentro do contexto acadêmico. Espera-se que este estudo possa contribuir com a construção de políticas institucionais que favoreça a inclusão de fato de estudantes com deficiência e com TFE na Universidade Federal do Pará e em outras instituições de ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003180093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122431681789952 |