Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo,Luciel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lima,Iris, Cardoso,Fabrício, Beresford,Heron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor.
id ABPEE-1_1d60eb4fd1cbaf67670156ececf60e68
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382009000300007
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Downavaliaçãosíndrome de downdéficit de atençãoconduta grafo-motoraEste estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.3 2009reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382009000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,LucielLima,IrisCardoso,FabrícioBeresford,Heronpor2010-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382009000300007Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2010-01-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
title Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
spellingShingle Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
Macêdo,Luciel
avaliação
síndrome de down
déficit de atenção
conduta grafo-motora
title_short Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
title_full Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
title_fullStr Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
title_full_unstemmed Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
title_sort Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
author Macêdo,Luciel
author_facet Macêdo,Luciel
Lima,Iris
Cardoso,Fabrício
Beresford,Heron
author_role author
author2 Lima,Iris
Cardoso,Fabrício
Beresford,Heron
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo,Luciel
Lima,Iris
Cardoso,Fabrício
Beresford,Heron
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
síndrome de down
déficit de atenção
conduta grafo-motora
topic avaliação
síndrome de down
déficit de atenção
conduta grafo-motora
description Este estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382009000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.3 2009
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573074423808