Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor. |
id |
ABPEE-1_1d60eb4fd1cbaf67670156ececf60e68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382009000300007 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Downavaliaçãosíndrome de downdéficit de atençãoconduta grafo-motoraEste estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.3 2009reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382009000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,LucielLima,IrisCardoso,FabrícioBeresford,Heronpor2010-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382009000300007Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2010-01-18T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
title |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
spellingShingle |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down Macêdo,Luciel avaliação síndrome de down déficit de atenção conduta grafo-motora |
title_short |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
title_full |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
title_fullStr |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
title_full_unstemmed |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
title_sort |
Avaliação da relação entre o déficit de atenção e o desempenho grafo-motor em estudantes com Síndrome de Down |
author |
Macêdo,Luciel |
author_facet |
Macêdo,Luciel Lima,Iris Cardoso,Fabrício Beresford,Heron |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Iris Cardoso,Fabrício Beresford,Heron |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo,Luciel Lima,Iris Cardoso,Fabrício Beresford,Heron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação síndrome de down déficit de atenção conduta grafo-motora |
topic |
avaliação síndrome de down déficit de atenção conduta grafo-motora |
description |
Este estudo teve como objetivo avaliar a relação existente entre o déficit de atenção e o desempenho de uma conduta grafo-motora necessária à aquisição da linguagem lecto-escrita em cinco estudantes com Síndrome de Down, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 17 e 21 anos, matriculados na Escola Estadual Presidente Costa e Silva em Belém-PA. A metodologia de trabalho foi própria de uma avaliação de contexto que permitiu elaborar um estudo descritivo e correlacional. Como estratégia metodológica foram realizados dois testes: um de Processamento Mental para avaliar o tempo de reação a um estímulo programado e outro de avaliação das variáveis relacionadas à conduta grafo - motora. Os resultados indicaram uma estreita relação entre as duas variáveis pesquisadas, ou seja, estudantes que apresentaram um longo tempo de reação alcançaram um baixo escore no teste grafo motor e aqueles que tiveram rápido tempo de reação obtiveram um alto escore no teste grafo-motor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382009000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.15 n.3 2009 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573074423808 |