Narrativas de Mulheres com Deficiência Visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100317 |
Resumo: | RESUMO: Este estudo objetivou conhecer a trajetória de vida de mulheres com deficiência visual em relação aos processos de acessibilidade e inclusão social. Ser uma sociedade inclusiva impõe grandes desafios, especialmente em um contexto específico: o de ser mulher com deficiência visual em tempos de impregnação da lógica neoliberal, que difunde a narrativa da competitividade e do mérito individual. O problema de pesquisa assim se constituiu: Como mulheres com deficiência visual narram suas trajetórias de vida em relação aos processos de acessibilidade e inclusão social? O estudo teve amparo em referenciais teóricos que subsidiaram a compreensão do processo histórico de exclusão/inclusão de pessoas com deficiência, mais especificamente mulheres cegas ou com baixa visão. O locus da pesquisa foi a Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC), localizada em Chapecó (SC), e, por meio de entrevistas narrativas gravadas e transcritas, houve a aproximação com oito mulheres com deficiência visual. As narrativas foram organizadas em agrupamentos temáticos, considerando-se recorrência e relevância, e examinadas com base na análise do discurso com referenciais foucaultianos, especialmente a partir das noções de subjetividade e poder. O estudo evidencia que a deficiência não está apenas no sujeito que a possui, mas também nos contextos sociais que segregam, normatizam e normalizam; na falta de acessibilidade; no limitado acesso às tecnologias assistivas. Ademais, constata, também, que a convivência de mulheres com deficiência visual na ADEVOSC as fortalece como grupo e gera sentimento de pertença. |
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Narrativas de Mulheres com Deficiência VisualEducação EspecialMulheres com deficiência visualInclusãoAcessibilidadeRESUMO: Este estudo objetivou conhecer a trajetória de vida de mulheres com deficiência visual em relação aos processos de acessibilidade e inclusão social. Ser uma sociedade inclusiva impõe grandes desafios, especialmente em um contexto específico: o de ser mulher com deficiência visual em tempos de impregnação da lógica neoliberal, que difunde a narrativa da competitividade e do mérito individual. O problema de pesquisa assim se constituiu: Como mulheres com deficiência visual narram suas trajetórias de vida em relação aos processos de acessibilidade e inclusão social? O estudo teve amparo em referenciais teóricos que subsidiaram a compreensão do processo histórico de exclusão/inclusão de pessoas com deficiência, mais especificamente mulheres cegas ou com baixa visão. O locus da pesquisa foi a Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC), localizada em Chapecó (SC), e, por meio de entrevistas narrativas gravadas e transcritas, houve a aproximação com oito mulheres com deficiência visual. As narrativas foram organizadas em agrupamentos temáticos, considerando-se recorrência e relevância, e examinadas com base na análise do discurso com referenciais foucaultianos, especialmente a partir das noções de subjetividade e poder. O estudo evidencia que a deficiência não está apenas no sujeito que a possui, mas também nos contextos sociais que segregam, normatizam e normalizam; na falta de acessibilidade; no limitado acesso às tecnologias assistivas. Ademais, constata, também, que a convivência de mulheres com deficiência visual na ADEVOSC as fortalece como grupo e gera sentimento de pertença.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100317Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0171info:eu-repo/semantics/openAccessPIECZKOWSKI,Tania Mara ZancanaroGAVENDA,Marizete Lurdespor2021-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100317Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-03-17T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
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