Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES,Mayra Matias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: COSTA FILHO,Roraima Alves da, IAOCHITE,Roberto Tadeu
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000200219
Resumo: RESUMO: Este estudo investigou o nível de autoeficácia docente de futuros professores para a inclusão em aulas de Educação Física e sua relação com a fonte dos estados fisiológicos e afetivos e variáveis pessoais e contextuais. Participaram do estudo 188 estudantes de Licenciatura em Educação Física de duas universidades do interior de São Paulo. Os participantes tinham idade entre 18 e 38 anos (M = 22,6 anos) e 51,6% eram do sexo masculino. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por um questionário de caraterização, escala de autoeficácia para a inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física e escala de fontes de autoeficácia docente. Os dados, analisados por meio de estatística descritiva, revelaram que os participantes apresentaram níveis moderados de autoeficácia docente para inclusão em aulas de Educação Física, sendo a dimensão que obteve maior escore médio a da inclusão de alunos com deficiência física. Estados fisiológicos e afetivos relacionaram-se com maior força à inclusão de alunos com deficiência intelectual que a daqueles com deficiência física ou visual. Dada a relevância e a regularidade com que a inclusão está presente nas aulas de Educação Física, é fundamental que a formação inicial possa oferecer oportunidades para que licenciandos adquiram experiências que lhes sejam essenciais na construção, no fortalecimento e na confiança nas próprias competências, para promover a inclusão nas aulas regulares na escola.
id ABPEE-1_33ad28e4a4d8afe4861468e05b36acde
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382019000200219
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino BásicoEducação EspecialCrençasInclusão escolarEnsinoFormação profissionalRESUMO: Este estudo investigou o nível de autoeficácia docente de futuros professores para a inclusão em aulas de Educação Física e sua relação com a fonte dos estados fisiológicos e afetivos e variáveis pessoais e contextuais. Participaram do estudo 188 estudantes de Licenciatura em Educação Física de duas universidades do interior de São Paulo. Os participantes tinham idade entre 18 e 38 anos (M = 22,6 anos) e 51,6% eram do sexo masculino. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por um questionário de caraterização, escala de autoeficácia para a inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física e escala de fontes de autoeficácia docente. Os dados, analisados por meio de estatística descritiva, revelaram que os participantes apresentaram níveis moderados de autoeficácia docente para inclusão em aulas de Educação Física, sendo a dimensão que obteve maior escore médio a da inclusão de alunos com deficiência física. Estados fisiológicos e afetivos relacionaram-se com maior força à inclusão de alunos com deficiência intelectual que a daqueles com deficiência física ou visual. Dada a relevância e a regularidade com que a inclusão está presente nas aulas de Educação Física, é fundamental que a formação inicial possa oferecer oportunidades para que licenciandos adquiram experiências que lhes sejam essenciais na construção, no fortalecimento e na confiança nas próprias competências, para promover a inclusão nas aulas regulares na escola.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000200219Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.2 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000200003info:eu-repo/semantics/openAccessFERNANDES,Mayra MatiasCOSTA FILHO,Roraima Alves daIAOCHITE,Roberto Tadeupor2019-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000200219Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-06-07T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
title Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
spellingShingle Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
FERNANDES,Mayra Matias
Educação Especial
Crenças
Inclusão escolar
Ensino
Formação profissional
title_short Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
title_full Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
title_fullStr Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
title_full_unstemmed Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
title_sort Autoeficácia Docente de Futuros Professores de Educação Física em Contextos de Inclusão no Ensino Básico
author FERNANDES,Mayra Matias
author_facet FERNANDES,Mayra Matias
COSTA FILHO,Roraima Alves da
IAOCHITE,Roberto Tadeu
author_role author
author2 COSTA FILHO,Roraima Alves da
IAOCHITE,Roberto Tadeu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES,Mayra Matias
COSTA FILHO,Roraima Alves da
IAOCHITE,Roberto Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Crenças
Inclusão escolar
Ensino
Formação profissional
topic Educação Especial
Crenças
Inclusão escolar
Ensino
Formação profissional
description RESUMO: Este estudo investigou o nível de autoeficácia docente de futuros professores para a inclusão em aulas de Educação Física e sua relação com a fonte dos estados fisiológicos e afetivos e variáveis pessoais e contextuais. Participaram do estudo 188 estudantes de Licenciatura em Educação Física de duas universidades do interior de São Paulo. Os participantes tinham idade entre 18 e 38 anos (M = 22,6 anos) e 51,6% eram do sexo masculino. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por um questionário de caraterização, escala de autoeficácia para a inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física e escala de fontes de autoeficácia docente. Os dados, analisados por meio de estatística descritiva, revelaram que os participantes apresentaram níveis moderados de autoeficácia docente para inclusão em aulas de Educação Física, sendo a dimensão que obteve maior escore médio a da inclusão de alunos com deficiência física. Estados fisiológicos e afetivos relacionaram-se com maior força à inclusão de alunos com deficiência intelectual que a daqueles com deficiência física ou visual. Dada a relevância e a regularidade com que a inclusão está presente nas aulas de Educação Física, é fundamental que a formação inicial possa oferecer oportunidades para que licenciandos adquiram experiências que lhes sejam essenciais na construção, no fortalecimento e na confiança nas próprias competências, para promover a inclusão nas aulas regulares na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000200219
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000200219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382519000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.2 2019
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574674550784