Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/3322536993613816, https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
Resumo: A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.
id UFAM_2c990940071b0899154d5ba16c4ee534
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9818
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especialCharacterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education studentsInclusão escolarEducação inclusiva - Manaus (AM)Professores de educação especial - FormaçãoCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação inclusivaAutoavaliaçãoDocênciaFormação de professoresGestãoPlanejamentoA autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.Teacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Cleverton José Farias dehttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574Padilla Sabillón, SuyapaFerreira, Lucio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Contreira, Andressa Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4455603006697690Sánchez Gutiérrez, Rosangelicahttps://lattes.cnpq.br/3322536993613816https://orcid.org/0009-0005-3045-93272023-11-17T15:16:45Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-18T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-11-18T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
Characterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education students
title Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
spellingShingle Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
title_short Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_full Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_fullStr Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_full_unstemmed Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
title_sort Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
author Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
author_facet Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
https://lattes.cnpq.br/3322536993613816
https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
author_role author
author2 https://lattes.cnpq.br/3322536993613816
https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Cleverton José Farias de
http://lattes.cnpq.br/1333241542378574
Padilla Sabillón, Suyapa
Ferreira, Lucio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
Contreira, Andressa Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/4455603006697690
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez Gutiérrez, Rosangelica
https://lattes.cnpq.br/3322536993613816
https://orcid.org/0009-0005-3045-9327
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
topic Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
description A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17T15:16:45Z
2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
identifier_str_mv SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809731997740826624