Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 |
Resumo: | A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões. |
id |
UFAM_2c990940071b0899154d5ba16c4ee534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9818 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especialCharacterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education studentsInclusão escolarEducação inclusiva - Manaus (AM)Professores de educação especial - FormaçãoCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEducação inclusivaAutoavaliaçãoDocênciaFormação de professoresGestãoPlanejamentoA autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.Teacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Cleverton José Farias dehttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574Padilla Sabillón, SuyapaFerreira, Lucio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773Contreira, Andressa Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4455603006697690Sánchez Gutiérrez, Rosangelicahttps://lattes.cnpq.br/3322536993613816https://orcid.org/0009-0005-3045-93272023-11-17T15:16:45Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-18T05:03:35Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-11-18T05:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial Characterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education students |
title |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
spellingShingle |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial Sánchez Gutiérrez, Rosangelica Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento |
title_short |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_full |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_fullStr |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_full_unstemmed |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
title_sort |
Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial |
author |
Sánchez Gutiérrez, Rosangelica |
author_facet |
Sánchez Gutiérrez, Rosangelica https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 |
author_role |
author |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Cleverton José Farias de http://lattes.cnpq.br/1333241542378574 Padilla Sabillón, Suyapa Ferreira, Lucio Fernandes http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Contreira, Andressa Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4455603006697690 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sánchez Gutiérrez, Rosangelica https://lattes.cnpq.br/3322536993613816 https://orcid.org/0009-0005-3045-9327 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento |
topic |
Inclusão escolar Educação inclusiva - Manaus (AM) Professores de educação especial - Formação CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação inclusiva Autoavaliação Docência Formação de professores Gestão Planejamento |
description |
A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17T15:16:45Z 2023-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 |
identifier_str_mv |
SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809731997740826624 |