Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE,Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CARDOSO,Hugo Ferrari, OLIVEIRA,Taize de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100328
Resumo: RESUMO: Um mesmo instrumento pode ser adequado para distintas realidades, mas, para ele que avalie de fato concepções atreladas a um contexto cultural particular, é preciso compreender o fenômeno sob as lentes desse cenário. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados preliminares de validação e de confiabilidade da Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD) para a realidade brasileira. A EICD é um instrumento elaborado por uma equipe de distintos países (Brasil, Espanha e Portugal) e voltado para a avaliação de concepções de deficiência. Contou-se com a validação qualitativa (com base no conteúdo), por meio dos juízes nacionais e internacionais, e por verificação de componentes principais realizada por análise fatorial exploratória dos dados coletados com um grupo amostral brasileiro. A versão final contou com tradução e retradução para quatro diferentes línguas: espanhol (Cuba), catalão (Barcelona), castelhano (Sevilha) e português (Portugal). No que tange ao estudo fatorial para a realidade brasileira, a EICD ficou composta por 43 itens, distribuídos em três dimensões (Concepção Biológica, Concepção Social e Concepção Metafísica (Religiosa)). Estudos futuros serão necessários para o aprimoramento psicométrico do instrumento, tanto no contexto nacional quanto no internacional.
id ABPEE-1_3620227f0000ef9dab14b5fc7fed1c3f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382021000100328
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos PsicométricosDeficiênciaConcepçõesConsistência InternaProcedimentos psicométricosEscalaRESUMO: Um mesmo instrumento pode ser adequado para distintas realidades, mas, para ele que avalie de fato concepções atreladas a um contexto cultural particular, é preciso compreender o fenômeno sob as lentes desse cenário. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados preliminares de validação e de confiabilidade da Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD) para a realidade brasileira. A EICD é um instrumento elaborado por uma equipe de distintos países (Brasil, Espanha e Portugal) e voltado para a avaliação de concepções de deficiência. Contou-se com a validação qualitativa (com base no conteúdo), por meio dos juízes nacionais e internacionais, e por verificação de componentes principais realizada por análise fatorial exploratória dos dados coletados com um grupo amostral brasileiro. A versão final contou com tradução e retradução para quatro diferentes línguas: espanhol (Cuba), catalão (Barcelona), castelhano (Sevilha) e português (Portugal). No que tange ao estudo fatorial para a realidade brasileira, a EICD ficou composta por 43 itens, distribuídos em três dimensões (Concepção Biológica, Concepção Social e Concepção Metafísica (Religiosa)). Estudos futuros serão necessários para o aprimoramento psicométrico do instrumento, tanto no contexto nacional quanto no internacional.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100328Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/1980-54702021v27e0208info:eu-repo/semantics/openAccessLEITE,Lúcia PereiraCARDOSO,Hugo FerrariOLIVEIRA,Taize depor2021-07-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382021000100328Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2021-07-20T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
title Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
spellingShingle Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
LEITE,Lúcia Pereira
Deficiência
Concepções
Consistência Interna
Procedimentos psicométricos
Escala
title_short Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
title_full Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
title_fullStr Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
title_full_unstemmed Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
title_sort Escala Intercultural de Concepções de Deficiência: Construção e Estudos Psicométricos
author LEITE,Lúcia Pereira
author_facet LEITE,Lúcia Pereira
CARDOSO,Hugo Ferrari
OLIVEIRA,Taize de
author_role author
author2 CARDOSO,Hugo Ferrari
OLIVEIRA,Taize de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE,Lúcia Pereira
CARDOSO,Hugo Ferrari
OLIVEIRA,Taize de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Concepções
Consistência Interna
Procedimentos psicométricos
Escala
topic Deficiência
Concepções
Consistência Interna
Procedimentos psicométricos
Escala
description RESUMO: Um mesmo instrumento pode ser adequado para distintas realidades, mas, para ele que avalie de fato concepções atreladas a um contexto cultural particular, é preciso compreender o fenômeno sob as lentes desse cenário. O objetivo deste artigo foi apresentar os resultados preliminares de validação e de confiabilidade da Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD) para a realidade brasileira. A EICD é um instrumento elaborado por uma equipe de distintos países (Brasil, Espanha e Portugal) e voltado para a avaliação de concepções de deficiência. Contou-se com a validação qualitativa (com base no conteúdo), por meio dos juízes nacionais e internacionais, e por verificação de componentes principais realizada por análise fatorial exploratória dos dados coletados com um grupo amostral brasileiro. A versão final contou com tradução e retradução para quatro diferentes línguas: espanhol (Cuba), catalão (Barcelona), castelhano (Sevilha) e português (Portugal). No que tange ao estudo fatorial para a realidade brasileira, a EICD ficou composta por 43 itens, distribuídos em três dimensões (Concepção Biológica, Concepção Social e Concepção Metafísica (Religiosa)). Estudos futuros serão necessários para o aprimoramento psicométrico do instrumento, tanto no contexto nacional quanto no internacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100328
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-54702021v27e0208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.27 2021
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212575064621056