Altas habilidades: uma questão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto,Célia Maria Paz Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mettrau,Marsyl Bulkool
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000300005
Resumo: Esse estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. A primeira, formada por 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. A outra amostra foi constituída por quatro setores da escola responsáveis pelo registro histórico dos alunos. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sobre altas habilidades e que não existem alunos com altas habilidades matriculados na instituição. Os resultados indicam urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade e aprofundamento nessa pesquisa.
id ABPEE-1_5e346f65fb4217b0c87ed2c4884fb808
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382011000300005
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Altas habilidades: uma questão escolarEducação EspecialAltas HabilidadesRepresentaçõesAtendimentoEsse estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. A primeira, formada por 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. A outra amostra foi constituída por quatro setores da escola responsáveis pelo registro histórico dos alunos. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sobre altas habilidades e que não existem alunos com altas habilidades matriculados na instituição. Os resultados indicam urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade e aprofundamento nessa pesquisa.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2011-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000300005Revista Brasileira de Educação Especial v.17 n.3 2011reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382011000300005info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Célia Maria Paz FerreiraMettrau,Marsyl Bulkoolpor2012-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382011000300005Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2012-01-13T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas habilidades: uma questão escolar
title Altas habilidades: uma questão escolar
spellingShingle Altas habilidades: uma questão escolar
Barreto,Célia Maria Paz Ferreira
Educação Especial
Altas Habilidades
Representações
Atendimento
title_short Altas habilidades: uma questão escolar
title_full Altas habilidades: uma questão escolar
title_fullStr Altas habilidades: uma questão escolar
title_full_unstemmed Altas habilidades: uma questão escolar
title_sort Altas habilidades: uma questão escolar
author Barreto,Célia Maria Paz Ferreira
author_facet Barreto,Célia Maria Paz Ferreira
Mettrau,Marsyl Bulkool
author_role author
author2 Mettrau,Marsyl Bulkool
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto,Célia Maria Paz Ferreira
Mettrau,Marsyl Bulkool
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Altas Habilidades
Representações
Atendimento
topic Educação Especial
Altas Habilidades
Representações
Atendimento
description Esse estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. A primeira, formada por 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. A outra amostra foi constituída por quatro setores da escola responsáveis pelo registro histórico dos alunos. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sobre altas habilidades e que não existem alunos com altas habilidades matriculados na instituição. Os resultados indicam urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade e aprofundamento nessa pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382011000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.17 n.3 2011
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573168795648