Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007 |
Resumo: | o Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0. |
id |
ABPEE-1_6a095246785df1214e14041bbe70579a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382012000300007 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0Educação EspecialInclusão DigitalAcessibilidadeTecnologia EducacionalEducação a Distânciao Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007Revista Brasileira de Educação Especial v.18 n.3 2012reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSantarosa,Lucila Maria CostiConforto,DéboraBasso,Lourenço de Oliveirapor2012-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382012000300007Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2012-11-29T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
spellingShingle |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 Santarosa,Lucila Maria Costi Educação Especial Inclusão Digital Acessibilidade Tecnologia Educacional Educação a Distância |
title_short |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_full |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_fullStr |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_full_unstemmed |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_sort |
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
author |
Santarosa,Lucila Maria Costi |
author_facet |
Santarosa,Lucila Maria Costi Conforto,Débora Basso,Lourenço de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Conforto,Débora Basso,Lourenço de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santarosa,Lucila Maria Costi Conforto,Débora Basso,Lourenço de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Inclusão Digital Acessibilidade Tecnologia Educacional Educação a Distância |
topic |
Educação Especial Inclusão Digital Acessibilidade Tecnologia Educacional Educação a Distância |
description |
o Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva - a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382012000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.18 n.3 2012 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573492805632 |