Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Lucila Maria Costi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Conforto, Débora, Basso, Lourenço de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210404
Resumo: O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.
id UFRGS-2_97171a1caca3e3a2747a5252e0f3f9c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210404
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santarosa, Lucila Maria CostiConforto, DéboraBasso, Lourenço de Oliveira2020-06-19T03:36:20Z20121413-6538http://hdl.handle.net/10183/210404000872149O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.The Eduquito, a digital/virtual learning environment developed by a NIEE / UFRGS team of researchers, seeks to support processes of socio-digital inclusion, and for that reason it was devised according to accessibility principles and universal design systematized by WAI/W3C. We discuss the development of a digital/ virtual accessible platform and the results of its use by people with special needs, revealing an ongoing process of verification and validation of features and functionality of the Eduquito environment considering human diversity. We present and question two individual and collective authorship tools – the Multimedia Workshop and Bloguito, an accessible blog – new features of Eduquito Environment that emerge from the applicability of the concept of pervasiveness, in order to establish literacy spaces and boost technological mediation for sociodigital inclusion in the Web 2.0 context.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2012), p. 449-468Inclusão digitalAcessibilidadeTecnologia educacionalEnsino a distânciaEspecial EducationDigital InclusionAccessibilityEducational TechnologyDistance EducationEduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000872149.pdf.txt000872149.pdf.txtExtracted Texttext/plain48661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/2/000872149.pdf.txt8d93f203a91f6b6548c786d58e064a5bMD52ORIGINAL000872149.pdfTexto completoapplication/pdf1767865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/1/000872149.pdf50dc41e000390f7b0615b7c09160dad5MD5110183/2104042021-12-06 05:33:24.426567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210404Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
spellingShingle Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
Santarosa, Lucila Maria Costi
Inclusão digital
Acessibilidade
Tecnologia educacional
Ensino a distância
Especial Education
Digital Inclusion
Accessibility
Educational Technology
Distance Education
title_short Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_full Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_fullStr Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_full_unstemmed Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
title_sort Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
author Santarosa, Lucila Maria Costi
author_facet Santarosa, Lucila Maria Costi
Conforto, Débora
Basso, Lourenço de Oliveira
author_role author
author2 Conforto, Débora
Basso, Lourenço de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
Conforto, Débora
Basso, Lourenço de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Acessibilidade
Tecnologia educacional
Ensino a distância
topic Inclusão digital
Acessibilidade
Tecnologia educacional
Ensino a distância
Especial Education
Digital Inclusion
Accessibility
Educational Technology
Distance Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Especial Education
Digital Inclusion
Accessibility
Educational Technology
Distance Education
description O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-19T03:36:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210404
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000872149
identifier_str_mv 1413-6538
000872149
url http://hdl.handle.net/10183/210404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2012), p. 449-468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/2/000872149.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/1/000872149.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d93f203a91f6b6548c786d58e064a5b
50dc41e000390f7b0615b7c09160dad5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447713828831232