Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210404 |
Resumo: | O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0. |
id |
UFRGS-2_97171a1caca3e3a2747a5252e0f3f9c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210404 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santarosa, Lucila Maria CostiConforto, DéboraBasso, Lourenço de Oliveira2020-06-19T03:36:20Z20121413-6538http://hdl.handle.net/10183/210404000872149O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0.The Eduquito, a digital/virtual learning environment developed by a NIEE / UFRGS team of researchers, seeks to support processes of socio-digital inclusion, and for that reason it was devised according to accessibility principles and universal design systematized by WAI/W3C. We discuss the development of a digital/ virtual accessible platform and the results of its use by people with special needs, revealing an ongoing process of verification and validation of features and functionality of the Eduquito environment considering human diversity. We present and question two individual and collective authorship tools – the Multimedia Workshop and Bloguito, an accessible blog – new features of Eduquito Environment that emerge from the applicability of the concept of pervasiveness, in order to establish literacy spaces and boost technological mediation for sociodigital inclusion in the Web 2.0 context.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2012), p. 449-468Inclusão digitalAcessibilidadeTecnologia educacionalEnsino a distânciaEspecial EducationDigital InclusionAccessibilityEducational TechnologyDistance EducationEduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000872149.pdf.txt000872149.pdf.txtExtracted Texttext/plain48661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/2/000872149.pdf.txt8d93f203a91f6b6548c786d58e064a5bMD52ORIGINAL000872149.pdfTexto completoapplication/pdf1767865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/1/000872149.pdf50dc41e000390f7b0615b7c09160dad5MD5110183/2104042021-12-06 05:33:24.426567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210404Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:33:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
spellingShingle |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 Santarosa, Lucila Maria Costi Inclusão digital Acessibilidade Tecnologia educacional Ensino a distância Especial Education Digital Inclusion Accessibility Educational Technology Distance Education |
title_short |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_full |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_fullStr |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_full_unstemmed |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
title_sort |
Eduquito : ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0 |
author |
Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_facet |
Santarosa, Lucila Maria Costi Conforto, Débora Basso, Lourenço de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Conforto, Débora Basso, Lourenço de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santarosa, Lucila Maria Costi Conforto, Débora Basso, Lourenço de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Acessibilidade Tecnologia educacional Ensino a distância |
topic |
Inclusão digital Acessibilidade Tecnologia educacional Ensino a distância Especial Education Digital Inclusion Accessibility Educational Technology Distance Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Especial Education Digital Inclusion Accessibility Educational Technology Distance Education |
description |
O Eduquito, ambiente digital/virtual de aprendizagem desenvolvido pela equipe de pesquisadores do NIEE/UFRGS, busca apoiar processos de inclusão sociodigital, por ser projetado em sintonia com os princípios de acessibilidade e de desenho universal, normatizados pela WAI/W3C. O desenvolvimento da plataforma digital/virtual acessível e os resultados da utilização por pessoas com deficiências são discutidos, revelando um processo permanente de verificação e de validação dos recursos e da funcionalidade do ambiente Eduquito junto a diversidade humana. Apresentamos e problematizamos duas ferramentas de autoria individual e coletiva – a Oficina Multimídia e o Bloguito, um blog acessível -, novos recursos do ambiente Eduquito que emergem da aplicabilidade do conceito de pervasividade, buscando instituir espaços de letramento e impulsionar práticas de mediação tecnológica para a inclusão sociodigital no contexto da Web 2.0. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-19T03:36:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210404 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-6538 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872149 |
identifier_str_mv |
1413-6538 000872149 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2012), p. 449-468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/2/000872149.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210404/1/000872149.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d93f203a91f6b6548c786d58e064a5b 50dc41e000390f7b0615b7c09160dad5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447713828831232 |