Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUERRA,Bárbara Trevizan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTO,Lady Anny Araújo do Espírito, BARROS,Romariz da Silva, ALMEIDA-VERDU,Ana Cláudia Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400691
Resumo: RESUMO: A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados.
id ABPEE-1_6e98e9d8f1f25e9d0eafdec5a3a5cf2d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382019000400691
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de LiteraturaAutismoEnsinoLinguagemEcoicoRevisão de LiteraturaRESUMO: A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400691Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.4 2019reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/s1413-65382519000400010info:eu-repo/semantics/openAccessGUERRA,Bárbara TrevizanSANTO,Lady Anny Araújo do EspíritoBARROS,Romariz da SilvaALMEIDA-VERDU,Ana Cláudia Moreirapor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382019000400691Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2019-11-22T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
title Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
spellingShingle Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
GUERRA,Bárbara Trevizan
Autismo
Ensino
Linguagem
Ecoico
Revisão de Literatura
title_short Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
title_full Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
title_fullStr Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
title_full_unstemmed Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
title_sort Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura
author GUERRA,Bárbara Trevizan
author_facet GUERRA,Bárbara Trevizan
SANTO,Lady Anny Araújo do Espírito
BARROS,Romariz da Silva
ALMEIDA-VERDU,Ana Cláudia Moreira
author_role author
author2 SANTO,Lady Anny Araújo do Espírito
BARROS,Romariz da Silva
ALMEIDA-VERDU,Ana Cláudia Moreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUERRA,Bárbara Trevizan
SANTO,Lady Anny Araújo do Espírito
BARROS,Romariz da Silva
ALMEIDA-VERDU,Ana Cláudia Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Ensino
Linguagem
Ecoico
Revisão de Literatura
topic Autismo
Ensino
Linguagem
Ecoico
Revisão de Literatura
description RESUMO: A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400691
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-65382519000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.25 n.4 2019
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212574719639552